Secretaria Municipal de Assistência Social

11/06/2010 - Social
Fundadora da Saúde Criança visita Semas
Associação atende 36 mil pessoas e já ganhou mais de 25 prêmios

foto/divulgação:

Os representantes da entidade buscam parcerias junto ao governo para implantação de políticas públicas a fim replicar os atendimentos

O Secretário Adjunto de Assistência Social, Hélio Abreu Filho, e a diretora de proteção Social Básica, Elisabeth Goulart, se reuniram na tarde de quarta-feira com a fundadora da Associação Saúde Criança, Dra. Vera Cordeiro, a Diretora Operacional da Saúde Criança Florianópolis, Paula Mendes e o Vice-Presidente da instituição na cidade, Aluízio dos Santos. A visita da Dra. Vera à cidade tem o objetivo de formalizar a franquia do Saúde Criança Florianópolis.

 

A conversa com representantes do poder público é com o propósito de replicar os atendimentos fazer parcerias para implantar políticas públicas O Secretário de Assistência Social .

 

Graduada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Dra. Vera Cordeiro trabalhou por 20 anos no Hospital da Lagoa, também Rio. Em 1991, criou a Associação Saúde Criança com o objetivo de combater o ciclo vicioso miséria- doença – internação – reinternação - morte.

 

A ideia da Associação surgiu após perceber que não basta o atendimento no hospital, muitas crianças precisam melhorar as condições de vida para serem saudáveis. “A Organização Mundial de Saúde define que saúde é o bem-estar biopsicossocial, mas os médicos tratam mais a doença”. diz a Dra. Vera ao enfatizar que os cuidados devem ser globais.

 

As famílias atendidas pela Saúde Criança recebem, além do atendimento de saúde, orientação auxílio para educação, geração de renda e cidadania. No Rio de Janeiro,

79% das crianças atendidas pelo projeto mantiveram ou melhoraram as condições de saúde. Os resultados levaram a instituição a ganhar mais de 25 prêmios nacionais e internacionais.

 

Hoje existem 23 organizações semelhantes à Saúde Criança do hospital da Lagoa , em sete cidade brasileiras. No total são 36 mil pessoas atendidas.

 

A unidade de Florianópolis é a primeira franqueada oficial. O termo franquia é na perspectiva de repetir o modelo aplicado no Rio de Janeiro, difundir o trabalho com qualidade. Dra.Vera explica que “o lucro não é financeiro, mas social”. A Saúde Criança Florianópolis existe há dois anos e, atualmente, atende 28 famílias, com pacientes do Hospital Infantil Joana de Gusmão e do Posto de Saúde da Agronômica.

 

Conheça o Saúde Criança Florianópolis: http://www.saudecriancafln.org.br/


galeria de imagens