Secretaria Municipal de Assistência Social

14/06/2010 - Social
SEMAS marca presença no Câmara Cidadã
Atividades culturais e de inclusão foram levadas ao evento pela Secretaria

foto/divulgação: Joana Neitsch

A Secretaria Municipal de Assistência Social esteve na 2ª edição do Câmara Cidadã, evento promovido pela Câmara de Vereadores de Florianópolis, no último sábado, 12 de junho. Foram mobilizadas 256 entidades públicas e privadas e cerca de 30 mil pessoas, segundo estimativa do comando da Guarda Municipal de Florianópolis. Em oito horas ininterruptas, ocorreram atividades culturais, de lazer e dezenas de serviços, como confecção de carteira de identidade e CPF, carteira de trabalho.

 

No stand da Secretaria Municipal de Assistência Social , serviços foram divulgados e esclarecidas dúvidas sobre os programas promovidos pela Secretaria e pelos Conselhos. “A participação da SEMAS em um evento como esse é fundamental para divulgar os programas, serviços da Secretaria, que vão ao encontro das maiores necessidades da população” explica Maria Aparecida Nunes, que coordenou a participação da Secretaria no Evento. O CREAS fez campanha para denúncia de violência contra idosos, crianças e adolescentes. Também houve apresentações culturais desenvolvidas em instituições ligadas à Secretaria.

 

O coral do Centro de Educação Complementar – CEC Criança Fazendo Arte trouxe 51 crianças para se apresentarem. Vinícius de Souza, de 8 anos, não teve preguiça de acordar cedo para vir se apresentar: “A gente veio para cantar pro povo”. O professor e regente do coral, Vladmir, conta que as apresentações para a comunidade são um reconhecimento para o esforço dos alunos. “Nós procuramos não colocar sobre as crianças o peso da responsabilidade de se apresentar para muita gente. Dizemos para ele fazerem o melhor para eles, se fizerem assim, o público vai gostar”. O grupo apresentou quatro músicas, animou e emocionou a plateia. No fim da apresentação os pequenos cantores ouviram do professor: “Foi a melhor apresentação que vocês já fizeram”.

 

Exercícios físicos para a Terceira Idade, organizados pela equipe do Programa Viver Ativo, foram oferecidas a quem estava nas imediações da Praça XV. Além dos idosos que já participam do Programa, outros puderam fazer exercícios e se informar como podem frequentar regularmente às aulas de ginástica. Dona Alenir de Barcelos, 71 anos, achou os exercícios um pouco difíceis, mas reconhece: “Estou muito parada, acho que preciso fazer isso mesmo”. No fim da aula, já foi orientada sobre os locais mais próximos onde poderá aproveitar as atividades do Viver Ativo com regularidade e gratuitamente.

 

O clima de Carnaval tomou conta do evento quando as baterias das escolas de samba Protegidos da Princesa e depois da Coloninha subiram no palco. Os idosos da Escola de Samba Amor à Terceira Idade, que tem apoio da SEMAS, dançaram sem parar e mostraram que animação e cidadania não têm período do ano, nem idade.

 

Com informações do site da Câmara de Vereadores de Florianópolis


galeria de imagens