Secretaria Municipal de Assistência Social

17/06/2010 - Social
Dia Mundial de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa é lembrado com debate
Foi lançado, no evento, um blog onde serão cadastradas todas as entidades cadastradas nos conselhos da SEMAS

foto/divulgação: Cibelly Favero

O evento foi realizado no auditório da FECOMÉRCIO

“Vivemos em um país violento, principalmente, contra a pessoa idosa. E o pior é a violência silenciosa que ocorre com a proteção das paredes dos lares. Isso é inadmissível”, explicou Aderbal Humphreys, Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis – CMI.

 

“Construindo Estratégias para o Enfrentamento e Prevenção da Violação dos Direito da Pessoa Idosa” foi o tema central da mesa redonda realizada no dia 26 de junho, na FECOMÉRCIO, em alusão Dia Mundial de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa (15 de junho). Gerar um debate para promover a denúncia, como forma de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa foi o objetivo do evento.

 

Discursaram na cerimônia de abertura: Aderbal Humphreys, Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis; Nelson Rebelo, Coordenador do Centro Integrado de Atenção e Prevenção a Violência Contra a Pessoa Idosa – CIAPREVI; Hélio Abreu Filho, Secretário Adjunto de Assistência Social; Maria Aparecida Nunes, Chefe de Departamento de  Mobilização Comunitária da SEMAS; Idelvani Gonçalves Lima, representante do Conselho Estadual do Idoso; Vera Lúcia Araújo, Presidente da Fundação Nacional de Gerontologia; Kátia Macedo, NUPREV.

 

O Secretário Adjunto da SEMAS, propôs um desafio a todos os presentes: “repensar a forma de agir para reordenar as ações. E trabalhar em conjunto, pois só na troca de relações é que avançamos”. O Secretário explicou ainda que desta reunião pretende identificar indicativos para aplicar em futuras ações.

 

A mesa redonda foi composta pelas autoridades: Alexandre Abreu, Promotor de Justiça; Viviane Winckler, Promotora de Justiça; Márcia Palumbo, Conselheira do CMI; Rita Nunes, Supervisora Técnica do CIAPREVI; Ruth Henn, Delegada; e Marlene Gaia, Assessora Jurídica da Delegacia da Criança.

 

O debate teve início às 14h30. E representantes dos grupos de idosos e entidades puderam debater com as autoridades, através de perguntas. Temas como: Ações de prevenção e violência contra o idoso no trânsito foram abordados.

 

Mobiliza Floripa

No mesmo encontro, Maria Aparecida Nunes, Chefe de Departamento de Mobilização Comunitária da SEMAS, apresentou o Blog Mobiliza Floripa. Um canal social, onde serão inclusas todas as entidades ligadas aos conselhos da SEMAS. O lançamento foi feito no dia do debate em alusão ao Dia Mundial de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa, por já conter os blogs das entidades inscritas no CMI. O objetivo da criação deste blog é facilitar o acesso às informações das entidades e a divulgação dos trabalhos realizados.

Para acessar o blog, acesse: www.mobilizafloripa.blogspot.com.

 

Mais informações, pelo telefone: (48) 3251-6267.


galeria de imagens