Secretaria Municipal de Assistência Social

30/06/2010 - Social
Alunas concluem primeira Oficina de Artesanato do CREMV
Reciclagem Moderna será o tema da próxima, que inicia no dia 01 de julho

foto/divulgação: Texto e fotos: Cibelly Favero

Certificado foi entregue às formandas da Oficina de Artesanato do CREMV

Laços, fitas, retalhos coloridos, rendas e um pouco de criatividade transformam roupas usadas em novas peças. Uma mistura da simplicidade dos produtos artesanais com a criatividade dos modelos contemporâneos. Com este aprendizado se formaram hoje, na Oficina de Artesanato do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – CREMV, dez mulheres.

 

Em um ambiente descontraído, em meio a conversas e risos, as alunas aprenderam a customizar roupas de maneira criativa. Durante os quatro encontros da oficina, mulheres vítimas de violência ou simplesmente que se interessaram em aprender a customizar, passaram tardes aumentando a autoestima e aprendendo uma nova maneira de gerar renda. “A oficina é direcionada às mulheres vítimas de violência, mas não somente a elas, todas as interessadas podem participar, desde que tenham de 16 a 59 anos”, explicou Viviane Gaertner Lenz, publicitária e professora da oficina.

 

Viviane explica que nos casos de violência, as vítimas são muito beneficiadas com estes encontros, já que além de aprender a produzir peças que podem gerar renda, mantêm uma rede de contato com as colegas, atingindo também o objetivo do curso que é a socialização, o que visivelmente eleva a autoestima das participantes. “Mulheres vítimas de violência, geralmente, acabam se afastando dos amigos e se isolando. A oficina retoma esse ciclo de amizades, já que elas trocam telefones e experiências com as colegas”, acrescentou a professora.

 

Esta foi a primeira oficina de artesanato oferecida pelo CREMV. Até o final deste ano, devem ser realizadas, pelo menos, mais cinco oficinas, uma a cada mês.

 

Na quinta-feira, 01 de julho, inicia a próxima oficina: “Reciclagem Moderna”, focada em reutilizar materiais recicláveis para criar acessórios úteis para mulheres. No primeiro dia de aula as alunas aprenderão a criar uma carteira feminina com caixa de leite e outros materiais recicláveis.

 

“Achei muito útil esta oficina. Aprendi a dar valor a coisas que antes eu jogaria fora e que mudam completamente uma peça de roupa. Além do carinho que a gente recebe em troca”, contou a aluna, Ana.

 

Todas as oficinas previstas para este ano estão com as inscrições encerradas. Mas os interessados podem se inscrever na lista de espera, pelo telefone: (48) 3224-6605.


galeria de imagens