Secretaria Municipal de Assistência Social

15/07/2010 - Social
Selo e carimbo são lançados pela conscientização e combate à violência contra o idoso
A SEMAS, através do CIAPREVI, é parceira deste lançamento

foto/divulgação: Eduardo Guedes de Oliveira; Texto: Cibelly Favero

Dia Mundial de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa é homenageado com lançamento do selo e carimbo.

O dia 15 de junho foi definido pela ONU como o Dia Mundial de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa. Neste ano, exatamente um mês após esta data, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa – CIAPREVI, em parceria com a Diretoria Estadual do Idoso e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – Correios, lançou um selo estadual personalizado e um carimbo comemorativo, em homenagem e alusão ao Dia.

 

O lançamento ocorreu, no Plenarinho, da Assembléia Legislativa, às 14h. E estiveram presentes autoridades e representantes dos órgãos parceiros do projeto.

 

Os selos, produzidos pelos Correios, são para lembrar datas importantes e acontecimentos históricos, desta vez, o selo traz ilustrada a bandeira do Brasil, um Ipê amarelo e o símbolo em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa.

 

Foram produzidas 2.850 folhas, cada uma com 12 selos que serão distribuídas entre entidades civis, órgãos públicos e organizações não governamentais. O carimbo comemorativo terá como destino o Museu Postal e o Telégrafo Nacional.

 

Na abertura do evento, Urilda Soares e Nilson Aguiar apresentaram a música “Rancho de Amor à Ilha”. Em seguida, foi oficializado o lançamento pelo Diretor Adjunto dos Correios, Márcio Vieira da Rosa, que entregou uma cartela com o carimbo e o selo às autoridades: José Paulo da Cunha, Coordenador Estadual do Idoso de SC; Carmem Hansen – representando a SEMAS; Nelson Rebelo Filho, Coordenador do CIAPREVI; e Rita de Cássia Nunes, Assistente Social do CIAPREVI.

 

Uma palestra foi realizada pelo CIAPREVI, tendo como ministrante Rita de Cássia Nunes. A Assistente demarcou os tipos de violência, dando destaque à violência psicológica e à negligência, como os tipos de violência mais recorrentes e que acabam sendo admitidos pelos próprios idosos. “O pior tipo de violência é aquele que não percebemos, a violência silenciosa. Que muitas vezes, nem a família, nem o própria vítima percebe que é violência”, explicou a Assistente, citando como exemplos, xingamentos, maus tratos e abuso financeiro.

Rita de Cássia explicou como trabalha o Conselho Municipal do Idoso e o CIAPREVI, e respondeu a perguntas dos convidados sobre os serviços. A Assistente encerrou a apresentação ressaltando a importância de denunciar.

 

Cerca de 50 pessoas estiveram presentes. Após a palestra, o Diretor Adjunto dos Correios finalizou o evento: “Gostaria muito que hoje, ao invés de lançarmos um selo para conscientizar sobre a violência, lançássemos, se não houvesse violência, um selo em comemoração ao Dia do Idoso. Mas me sinto, em nome dos Correios, muito honrado em poder contribuir para acabar com a violência contra o idoso. Que este selo colabore para a promoção desta conscientização”, desejou o Diretor.

 

Após o lançamento, foi oferecido um coffee break aos presentes.

 

Para fazer denúncias ao CIAPREVI, ligue para o Disque Idoso: 0800-644 0011.

 

Mais informações, pelo telefone: (48) 3251-6211.