Secretaria Municipal de Assistência Social

27/07/2010 - Social
Campanha instituída por Lei deve incentivar contribuições ao FMDCA
Pessoas física e jurídicapodem decidir a destinação de parte do seu imposto de renda

foto/divulgação:

Os recursos doados ao FMDCA ajudam diretamente entidades que atendem crianças e adolescentes do município, inscritas no CMDCA.

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA arrecada, de pessoas física e jurídica, recursos para ajudar entidades que cuidam e atendem crianças e adolescentes no município.

 

Foi instituída, em 13 de julho, a Lei Nº 8.316, que dispõe sobre a Campanha Contribuinte Cidadão, com o objetivo de incentivar a contribuição para o Fundo.

 

A doação é referente a parte do imposto de renda, que o contribuinte, normalmente cumprirá. A diferença é que doando ao FMDCA, o cidadão ou a empresa escolhem o destino de parte do seu dinheiro, gasto em impostos, ajudando as entidades que cuidam das crianças e adolescentes da cidade, mantendo os recursos doados no município.

 

As doações ao Fundo podem ser dedutíveis do imposto de renda, através do recibo da doação emitido pelo Fundo. Quem faz o repasse dos recursos a estas entidades é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. Somente as entidades inscritas no CMDCA podem receber os recursos do Fundo, através de projeto aprovado pelo FMDCA.

 

"Os resultados são compensadores, tanto para as crianças e adolescentes atendidos pelos projetos beneficiados, quanto para os destinadores que estreitam suas relações com a sociedade, reforçando sua inserção na comunidade, melhorando a vida das crianças da cidade", explicou Marcos José Duarte, Secretário do FMDCA.

 

As ações dos contribuintes serão feitas em parceria com a Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança, CMDCA e com a Câmara Municipal.

 

A Campanha concederá um selo às empresas e certificado às pessoas contribuintes para que sejam impressos e/ou expostos nos lugares que os doadores acharem convenientes.

 

Entenda melhor como funciona o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, clique aqui!

 

Mais informações sobre as doações e a destinação do dinheiro doado, no CMDCA, pelo telefone: (48) 3251- 6219.