Secretaria Municipal de Assistência Social

09/08/2010 - Social
Assistência aos moradores de rua: SEMAS reúne entidades não governamentais
Protocolo de Compromisso deve ser selado entre Secretarias e ONGs para intensificar e melhorar os serviços para a população de rua

foto/divulgação:

Esta foi a primeira reunião com entidades não governamentais para tratar do assunto. Com as secretarias e outros representantes governamentais será realizada no dia 10 de agosto a quarta reunião.

Representantes de ONGs se reuniram com o secretário adjunto de Assistência Social, Hélio Abreu Filho, para debater e traçar estratégias para atender a demanda em situação de rua na capital.

 

Nos últimos quatro anos, cerca de 4.700 pessoas em situação de rua foram atendidas pelo Serviço de Abordagem de Rua e encaminhadas para os atendimentos necessários. Estas pessoas não retornaram as ruas. Mesmo assim ainda existem os que não querem deixar as ruas.

 

E para conseguir encaminhar esta população que os serviços precisam agir em conjunto. Para isto, o Secretário se reuniu com representantes não governamentais que atuam, de alguma forma, com este público, para planejar ações em conjunto e assim criar um Protocolo de Compromisso, fortalecendo a atuação neste trabalho.

 

O Protocolo de Compromisso será um documento para definir, diante da situação de rua, o papel de cada Secretaria e da sociedade civil – através das ONGs. Segundo o secretário, depois de selado este comprometimento será possível cobrar medidas coerentes de cada setor. “Não adianta cobrarmos serviços de quem não é responsável por eles. A SEMAS tem o seu papel, assim como a Saúde, a Habitação e a Educação. As secretarias juntas e com o apoio das ONGs, alcançarão a eficácia necessária para encontrar a melhor solução”, explicou.

 

O Secretario acrescentou ainda, que além deste trabalho em conjunto, outros municípios devem participar, já que a população de rua que está em Florianópolis vem, principalmente, de outras cidades.

 

Esta foi a primeira reunião com entidades não governamentais para tratar do assunto. Com as secretarias e outros representantes governamentais será realizada no dia 10 de agosto a quarta reunião.

 

Em breve, após ser construído um resumo de estratégias, dos dois lados – governamentais e não governamentais, um encontro unindo todos os representantes será realizado para debater e encaminhar o planejamento para a criação do Protocolo de Compromisso.

 

“É importante que representantes governamentais e não governamentais façam juntos este compromisso, porque trabalhamos pela mesma causa. Queremos tirar estas pessoas das ruas, mas em troca precisamos oferecer atendimento imediato e de qualidade”, concluiu o Secretário.

 

Após as declarações do Secretário da SEMAS, Hélio Abreu Filho, foi aberto espaço para que os representantes das ONGs pudessem expor suas opiniões.


galeria de imagens