Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano

06/06/2014 - Consumidor
SESP destrói produtos ilegais apreendidos
Ação contou com o apoio da Guarda Municipal e Comcap

foto/divulgação: Caê de Castro

Novas ações deste tipo estão previstas

 

Uma carga de produtos clandestinos foi destruída nesta quinta-feira (5) pela equipe da Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP) da Capital. Todo esse material é fruto das ações de combate ao comércio ilegal realizadas desde janeiro deste ano. Entre os materiais inutilizados estavam cerca de dois mil Cds e DVDs, mais de 1.300 pendrives, perfumes, óculos de sol e outros. 

Produzir e vender CDs e DVDs piratas é uma atividade classificada como crime, tanto pelas leis federais quanto estaduais. Além disso, tal prática impede que os artistas e demais integrantes da equipe de produção recebam sua parte pelo venda da obra.

Este valor acaba nas mãos dos contraventores, que em muitas ocasiões têm ligações com outras atividades ilícitas mais graves. Já no caso de óculos de sol e perfumes, o risco para a saúde de quem compra estes produtos é bastante sério.

O consumidor que adquire um produto pirata perde todo o direito no caso de defeito no próprio item ou por ele causado em outros aparelhos. Por ano, no Brasil, mais de R$ 40 bilhões de impostos deixam de ser arrecadados com a pirataria. No mesmo período, deixam de ser criados mais de dois milhões de empregos.


galeria de imagens