Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano

14/04/2015 - Serviços
SMDU embarga e paralisa obras no Norte da Ilha
Orientação é sempre procurar o Pró-Cidadão antes de iniciar uma obra

foto/divulgação: SMDU/PMF

Maioria das obras já havia sido embargada

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU), apoiados pela Polícia Militar e Guarda Municipal, realizaram ação de embargo e interrupção de trabalhos de edificação de obras clandestinas nos Ingleses. No total, a operação atingiu 27 imóveis, dos quais 17 já haviam sido embargados. 


“Nossa orientação é que, antes de dar início a uma obra, o cidadão faça, através do Pró-Cidadão, uma consulta de viabilidade, para evitar este tipo de problema”, alertou o secretário da Pasta, Marcelo Martins.


Ele destacou que o papel da SMDU é prioritariamente o de orientar o cidadão. O secretário lembrou que o uso do solo, bem como os limites autorizados para a edificação de obras em todo o município, estão descritos no Plano Diretor sancionado pelo prefeito Cesar Souza Junior no início de 2014, após intenso debate com a comunidade.


Durante a ação nos Ingleses, foi detectada também a existência de um loteamento clandestino ainda em fase inicial, embargado no ato pelos fiscais da SMDU.  Segundo estimativas do órgão, em 2014 foram emitidos mais de dois mil autos de infração, principalmente de obras clandestinas.


galeria de imagens