Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano

11/06/2015 - Eventos
Plano Diretor rende prêmio de Jornalismo
Papel da mídia foi importante em todo processo de discussão da proposta

foto/divulgação: Caê de Castro/SECOM

Foram realizadas reuniões em todos os bairros para debater o Plano Diretor

A série de reportagens abordando as discussões em torno do Plano Diretor de Florianópolis renderam à RBSTV o segundo lugar na categoria telejornalismo no Prêmio Fecomércio de Jornalismo. O trabalho, realizado pelos repórteres Thais Andreoli, Guilherme Lira Santos, Savio Milani e Ana Macedo, teve entre outras funções o papel de divulgar junto à população os debates que estavam sendo realizados pela Prefeitura da Capital em torno do tema.

O assunto também foi pauta em outras emissoras ano passado, bem como dos principais jornais impressos de Florianópolis. Somente naquele ano a Prefeitura da Capital, por meio da SMDU e do IPUF, promoveu 22 reuniões públicas em diferentes pontos do município, para ouvir a comunidade. 

A ideia desses encontros era a de verificar a necessidade de promover ajustes na proposta aprovada pela Câmara de Vereadores no final de 2013 e sancionada pelo prefeito Cesar Souza Junior em janeiro de 2014. As sugestões apresentadas foram posteriormente analisadas jurídica e tecnicamente, sendo as que não feriam nenhum destes aspectos apresentadas ao Legislativo como Proposta de Emenda. 

Até ser enviada à CMF, em 2013, para apreciação, a proposta do então Novo Plano Diretor de Florianópolis já contava com mais de sete anos de discussões.  Milhares de pessoas de todas as regiões de Florianópolis e as entidades representativas da sociedade civil e de entidades profissionais como o CREA, Sinduscon e OAB, entre outras, puderam apresentar sugestões. Em outubro daquele ano, a Alesc promoveu uma Audiência Pública com a presença de centenas de interessados para debater o tema.  

Sobre o Prêmio

O Prêmio Sistema Fecomércio de Jornalismo 2015 é uma promoção do Sistema Fecomércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio. Ele visa a fomentar a produção de matérias jornalísticas, além de reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais da imprensa de Santa Catarina.