Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

21/03/2014 - Cultura
Maratona fotográfica tem largada no sábado
Concurso Foto Grafia da Cidade - 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis começa às 12 horas no Terminal Rita Maria

foto/divulgação: Dieve Oehme

Temas são anunciados na largada do concurso

Cerca de 400 fotógrafos, entre profissionais e iniciantes, participam de uma corrida diferente neste final de semana, em busca das melhores imagens de Florianópolis - que celebra 288 anos. Realizado há duas décadas nas comemorações do aniversário do município, o concurso Foto Grafia da Cidade – 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis terá início neste sábado (22), às 12 horas, com a largada dos participantes no Espaço Cultural do Terminal Rodoviário Rita Maria, segundo piso, no Centro.

 

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, o evento vai distribuir cerca de R$ 20 mil em prêmios aos concorrentes que apresentarem as melhores fotos sobre o tema central “Para além do que se vê”, revelando um olhar especial sobre a cidade. Com duração de 30 horas, o concurso será encerrado no domingo (23), às 18 horas, no mesmo local – ocasião em que os participantes devem entregar as imagens registradas em CD ou filme para concluir a prova. O evento é gratuito.

 

O concurso Foto Grafia da Cidade abrange o registro de imagens de Florianópolis, conforme sequência obrigatória de subtemas distribuída na largada. Para as modalidades filme ou digital, dirigidas aos participantes acima de 18 anos, são exigidos 12 subtemas relacionados ao tema central, registrados por meio de máquinas fotográficas conforme a categoria escolhida. Na modalidade infantojuvenil, apelidada de maratoninha, que atende à faixa etária de 6 a 17 anos, podem ser utilizadas máquinas digitais, tablets ou celulares para o registro de apenas seis fotografias.

 

Inspirando diversas promoções do gênero pelo país, a maratona fotográfica de Florianópolis é uma das mais antigas do Brasil. O evento estimula e desenvolve o gosto pela fotografia, além de contribuir para enriquecer o acervo iconográfico do município. Em 2013, 239 fotógrafos concorreram nas categorias acima de 18 anos e 21 participantes concluíram os temas propostos para a faixa etária de 6 a 15 anos. Em dois dias de atividades, o concurso registrou 2.994 imagens da cidade.

 

O concurso Foto Grafia da Cidade – 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis conta com o patrocínio do Estúdio Vita Produções e SoClick, e com apoio do Departamento de Transportes e Terminais do Estado de Santa Catarina (Deter/SC); Rádio Udesc 100.1 FM e Alternativa Mídia.  

 

O quê: Concurso Foto Grafia da Cidade/ 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis

Quando: Sábado (22 de março) – largada / 12 horas

              Domingo (23 de março) – encerramento / 18 horas

Onde: Espaço Cultural do Terminal Rodoviário Rita Maria – 2º piso – Centro

Quanto: gratuito

Informações: (48) 3324-1415 – Diretoria de Artes /FCFFC

                      www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes


galeria de imagens