Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

18/06/2015 - Cultura
FAM começa nesta sexta-feira em Florianópolis
A 19ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura

foto/divulgação: 19º FAM

A História da Eternidade traz no elenco o ator Irandhir Santos

Cinquenta filmes de oito países serão exibidos na 19ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM 2015) até 26 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. A abertura do festival acontece nesta sexta-feira (19), com exibição do filme ‘A História da Eternidade’, de Camilo Cavalcanti, às 21 horas, na Mostra de Longas do Mercosul. Todas as atividades da agenda são gratuitas (filmes, fóruns e oficinas).

 

Durante o FAM serão realizadas as mostras competitivas Curtas Mercosul, Curtas Catarinenses, DOC-FAM e Infantojuvenil. Paralelamente estão programadas a Mostra de Longas e o Fórum Audiovisual Mercosul, além de homenagens a profissionais do segmento e atrações musicais diárias antes da exibição dos filmes. A Secretaria de Cultura de Florianópolis é uma das apoiadoras do FAM 2015.

 

Para as mostras competitivas, o festival recebeu 385 inscrições, sendo selecionados 39 filmes, dos quais 12 são catarinenses. Outros 11 filmes participam do festival como convidados. A 19ª edição do festival tem representantes de oito países do Mercosul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai). Entre os longas-metragens participantes, cinco farão a estreia no FAM.

 

O FAM 2015, realizado pela Associação Cultural Panvision, conta com o patrocínio do FunCultural/Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte/Governo do Estado de Santa Catarina e Petrobras. O festival tem como apoiadores a Secretaria de Cultura de Florianópolis e a Fundação Franklin Cascaes, além do Centro de Educação e da Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina. A expectativa dos organizadores é de que o festival mantenha a média de público dos anos anteriores, em torno de 20 mil pessoas.

 

Fórum

 

Com uma variada programação, o Fórum Audiovisual Mercosul terá a presença do secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro, e representantes de entidades nacionais (Congresso Brasileiro de Cinema - CBC, Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas - ABD/Nacional e Fórum dos Festivais). Na pauta do evento estão temas como coproduções internacionais, produção de séries de TV e webséries, salas digitais, recam e coprodução no Mercosul.

 

Entre as oficinas e palestras gratuitas, pela primeira vez será realizado um diálogo sobre acessibilidade no cinema – audiodescrição e legendas para deficientes auditivos – e ainda as oficinas Fazendo filmes na escola; O audiovisual na educação, atividade voltada para professores de pedagogia; O Ator no Cinema; e Comunicação e Sons no cinema. Nas Paralelas do FAM, a programação contará com musical todos os dias, antes dos Curtas e Longas, no hall do Centro de Eventos.

 

Serviço:

 

O quê: 19º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM 2015)

Quando: 19 a 26 de junho

Onde: Centro de Cultura e Eventos da UFSC

           Campus João David Ferreira Lima s/n / Trindade

            (48) 3721-9559

Quanto: gratuito

Consulte a programação: www.famdetodos.com.br

 

(*) Com informações da Asessoria de Imprensa do 19º FAM


galeria de imagens