Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

15/05/2014 - Cultura
Exposição mostra vencedores da Foto Grafia da Cidade
Exposição Foto Grafia da Cidade abre nesta quinta-feira, com premiação dos vencedores da 20ª Maratona Fotográfica

foto/divulgação: Walkiria Maciel

Walkiria Maciel é uma das premiadas com a foto do tema 'Molecada'

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) premia nesta quinta-feira (15) os vencedores do Concurso Foto Grafia da Cidade - 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis, e apresenta ao público as melhores imagens desta edição. Foram selecionados 28 fotógrafos amadores e profissionais, entre os 220 participantes que concluíram as tarefas nas modalidades filme, digital e infantojuvenil.


A solenidade acontece às 19h30, no Espaço Cultural do Terminal Rita Maria, junto com a abertura da exposição das fotos premiadas em 2014. A mostra fica aberta à visitação pública até dia 30 de junho, com entrada franca.

 

Serão premiados os autores dos dois melhores conjuntos de imagens referentes a 12 temas nas modalidades filme e digital, e seis temas na modalidade infantojuvenil, a Maratoninha, que reuniu participantes de 6 a 17 anos. Também serão contemplados os autores das 20 melhores fotos individuais, independente da modalidade. Ao todo, os vencedores vão dividir cerca de R$ 20 mil em premiação. A lista dos fotógrafos premiados está disponível no site (NESTE LINK)


A exposição, com 114 fotografias, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 19 horas no Espaço Cultural, no piso superior do Terminal Rodoviário Rita Maria. A escolha das imagens foi feita por uma comissão formada pelos profissionais da área de artes visuais Maria Lucila Horn, Rudi Bodanese e Plínio Bordin, além dos técnicos Ulisses Souza e Sandra Nunes, representando a Fundação Franklin Cascaes. 

 

A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Franklin Cascaes, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Estúdio Vita Produções e da Soclick. A mostra conta com apoio do Departamento de Transportes e Terminais do Estado de Santa Catarina (Deter/SC); Rádio Udesc 100.1 FM e Alternativa Mídia.  

 

A cidade para além do que se vê

 

Com 30 horas de duração, o concurso Foto Grafia da Cidade foi realizado nos dias 22 e 23 de março, nas comemorações do aniversário de Florianópolis. Inspirando diversas promoções do gênero pelo país, a maratona fotográfica da capital catarinense é uma das mais antigas do Brasil com essa formatação. O evento estimula e desenvolve o gosto pela fotografia, revelando diversos olhares sobre a cidade, e contribui para incorporar milhares de imagens ao acervo iconográfico do município.

 

Em 2014, dos 336 candidatos inscritos na 20ª edição do concurso, 220 participantes concluíram as tarefas no prazo, entregando o material fotografado na sequência de temas definida pelos organizadores. Os fotógrafos finalistas registraram 2.484 imagens com diferentes abordagens relacionadas ao tema central “Para além do que se vê”.

 

O Quê: Exposição Foto Grafia da Cidade - 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis

             (Premiação dos vencedores)

 

Quando: quinta-feira (15/04) – 19h30 (abertura)

                Visitação até 30 de junho de 2014

                 Segunda a sexta-feira – das 8h às 12h / 13h às 19h

 

Onde: Espaço Cultural do Terminal Rita Maria

            Avenida Paulo Fontes nº 1101– Centro

            (48) 3212-3163

 

Quanto: gratuito

 

*Consulte a lista dos fotógrafos premiados no site da Fundação Franklin Cascaes

(NESTE LINK)


galeria de imagens