Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

08/04/2015 - Cultura
Galeria Vecchietti expõe o Código do Olhar
Projeto desenvolvido pela artista Cassia Aresta apresenta contrastes e alternâncias de cores a partir de pesquisas cromáticas

foto/divulgação: Cassia Aresta

Em cada espaço as cores formam códigos diferentes e atraem um novo olhar

O ser humano vive a fazer escolhas para tomar decisões na hora das compras, do deslocamento, do lazer e até nos momentos de inspiração. O tema também está presente nas pesquisas cromáticas feitas pela artista visual Cassia Aresta, reproduzidas em pinturas e colagens que revelam suas escolhas poéticas. A exposição Código do Olhar será aberta nesta quinta-feira (9), às 19 horas, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, espaço cultural da Fundação Franklin Cascaes.

 

A temática para o projeto surgiu de forma inusitada, a partir da percepção de que muitas pessoas agiam sem ter consciência do ato da compra em um supermercado. A artista observou que os consumidores não paravam para analisar o produto que estavam levando, embora cada item tivesse um código de barras próprio e um rótulo com informações. “A escolha era automática, pela cor, pelo volume, ou pelo posicionamento na prateleira”, comenta.

 

Na exposição, a artista manipula o posicionamento e a quantidade de cores, em telas ou colagens que reproduzem um código de barras. Faz com que o olhar exercite sensações, contrastes e harmonias em mutações cromáticas criadas pela alternância de cores frias, quentes, primárias, secundárias, terciárias e dominantes.

 

O projeto Código do Olhar sugere uma reflexão sobre o que está por trás das escolhas que são feitas pelas pessoas ao longo do tempo. O objetivo é retomar a atenção do observador pelas suas próprias escolhas como individuo e que são, segundo ela, “códigos que ele carrega para se posicionar no mundo”.  

 

Para o crítico de arte Ricardo Resende, que assina a apresentação da mostra, a composição de cores desarranja o olhar e provoca um exercício retiniano levado ao extremo. “As combinações que Cassia Aresta nos propõe são provocações cromáticas, que aguçam nossas percepções justamente ora estranhas, ora harmoniosas e ora inusitadas. Consequentemente, vibrantes nas suas diferenças”, define.  

 

A exposição fica aberta à visitação pública até dia 15 de maio, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. Escolas ou grupos escolares interessados em visitar a mostra devem enviar solicitação para a Diretoria de Artes da Fundação Franklin Cascaes por e-mail (artesvisuais.ffc@gmail.com) ou entrar em contato com a equipe da Galeria Vecchietti pelo telefone (48) 3228-6821.

 

Serviço:

O quê: Exposição Código do Olhar / Cássia Aresta

Quando: 9 de abril (quinta) – 19 horas / abertura

                10 de abril a 15 de maio / visitação

                 Segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas

Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

           Praça XV de Novembro, 180 – Centro

           (48) 3228-6821 

Quanto: gratuito

Agendamento: Diretoria de Artes/FCFFC

                         artesvisuais.ffc@gmail.com

 

Sobre a artista

 

Graduada e pós-graduada pela FEBASP (Faculdade de Belas Artes de São Paulo), Cassia Aresta tem formação em Arte Contemporânea pela Universidade de São Paulo. Participou de oficinas de arte com Tuneu, Dudi Maia Rosa e Paulo Basta, entre outros renomados artistas.

 

Em mais de duas décadas de atuação no cenário das artes, participou de exposições individuais e coletivas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Fora do Brasil, suas obras foram vistas em exposições coletivas na França, Inglaterra e nos Estados Unidos, apresentando diferentes experimentações e técnicas. Em 2014, a artista participou da exposição coletiva I am a Woman, no CAM (Contemporary Art Museum), em Casoria, na Itália.


galeria de imagens