Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

22/04/2015 - Cultura
Casa das Máquinas recebe projeto Tubo de Ensaio
Série de encontros com artistas e pesquisadores convidados propõe novas dinâmicas de composição na arte contemporânea

foto/divulgação: Projeto Tubo de Ensaio

Zilá Muniz coordena demonstração compositiva com a plateia

Contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2013/2014, o projeto Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções] realiza uma nova etapa em Florianópolis, na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição. A programação tem como convidada a bailarina e pesquisadora Zilá Muniz, que coordena o encontro ‘O Coreógrafo como Ativador da Imaginação’. A atividade acontece nesta sexta-feira (24), das 19 às 21h30, gratuitamente, e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Franklin Cascaes.

 

Performado com a colaboração da plateia, o encontro contempla apresentação e discussão de conceitos como evento coreográfico, campo potência, restrição, imaginação, condicionamento e movimento relacional. A proposta consiste em uma ação compositiva em tempo real para gerar uma coletividade emergente em evento coreográfico.

 

Doutora em teatro pelo Programa de Pós Graduação em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc/2014), Zilá Muniz é diretora e coreógrafa do Ronda Grupo. Como artista, pesquisadora e professora, ela investiga e explora possibilidades da improvisação como processo de criação e como desencadeadora de um coletivo emergente na criação de eventos coreográficos.

 

Ações compartilhadas

 

Sob a coordenação de Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres, o  projeto Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções] propõe dinâmicas da composição na arte contemporânea em seus aspectos cognitivos, éticos, poéticos e políticos. As ações buscam o compartilhamento de conhecimento entre artistas e pesquisadores, proporcionando uma aproximação entre as áreas de dança, teatro, artes visuais, cinema e música.

 

Os encontros abrangem laboratório compositivo com artistas e pesquisadores de diferentes áreas e procedimentos; apresentação de um espetáculo, performance, conferência ou palestra; conversa entre artistas e pesquisadores; e a organização de um livro resultante das ações e dos debates.

 

Iniciado em fevereiro, prossegue até outubro com uma lista de 14 convidados do Brasil e do exterior.  O evento vai integrar artistas de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará, além de brasileiros que vivem nos Estados Unidos e na França, e participantes da Argentina e de Portugal.

 

Participam da iniciativa como convidados Alexandre Veras (CE), Andre Lepecki (BR/EUA), Andrea Bardawil (CE), Eleonora Fabião (RJ), João Fiadeiro (Portugal), Lucila Vilela (SC), Paulo Caldas (RJ), Raquel Stolf (SC), Silvio Ferraz (SP), Susana Tambutti (Argentina), Thereza Rocha (CE), Vera Sala (SP), Volmir Cordeiro (BR/FR) e Zilá Muniz (SC).


Apoio à produção cultural

 

Reconhecido como um dos principais programas de apoio à produção cultural no Brasil, o Rumos Itaú Cultural foi criado há quase duas décadas. Em 2014, o programa passou por um processo de renovação, apostando em um modelo aberto em que artistas, produtores e pesquisadores definem as regras do jogo com o apoiador. Nesse novo formato, foram selecionadas 104 iniciativas em todo o Brasil, entre mais de 15 mil projetos inscritos no edital.

 

Além de apoiar projetos tradicionais, que resultarão em uma obra a ser exposta ao público, como ocorria nos editais anteriores, o Rumos ganhou nova dimensão e tem entre os selecionados uma extensa e variada gama de experimentos e iniciativas que incluem pesquisa, organização de residências e seminários, circulação de repertório, documentação, desenvolvimento de plataformas e softwares, entre outras propostas.

 

Serviço:

 

O quê: Projeto Tubo de Ensaio / O Coreógrafo como Ativador da Imaginação 

            Encontro com a bailarina Zilá Muniz

Quando: sexta-feira (24 de abril), das 19h às 21h30

Onde: Casa das Máquinas / Fundação Franklin Cascaes 

            Rua Henrique Veras do Nascimento, 50

            Lagoa da Conceição / Florianópolis - SC

Quanto: gratuito (livre para todos os públicos)

 

Informações e inscrições:

Site: www.tubodeensaio2015.com

Facebook: https://www.facebook.com/tubodeensaio2015

 

 

Ficha técnica

Coordenação e curadoria: Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres

Produção executiva: Gláucia Grigolo

Foto e vídeo: Cristiano Prim

Design gráfico: Kamilla Nunes

Realização: Rumos Itaú Cultural 2014, Ministério da Cultura e Instituto Meyer Filho 

Apoio: Serviço Social do Comércio (Sesc/SC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Prefeitura de Florianópolis/Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

 

*Com informações da jornalista Néri Pedroso (Assessoria de Imprensa)


galeria de imagens