Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

28/03/2016 - Cultura
Santo Antônio de Lisboa ganha núcleo de rendeiras
As artesãs se reúnem na Casa de Cultura Clara Manso de Avelar, antiga sede da Intendência, transformada em centro cultural

foto/divulgação: Dieve Oehme

Dona Dulcemar faz renda há 60 anos

Dulcemar Ondina da Cruz aprendeu a fazer renda aos 10 anos de idade. Desde então, mantém o ofício como terapia e fonte de recursos extras para suprir despesas do dia a dia. Aos 74 anos, a rendeira é uma das artesãs do núcleo de renda de bilro que começou a funcionar esta semana na Casa de Cultura Clara Manso de Avelar, em Santo Antônio de Lisboa.


O espaço é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, em parceria com a Associação de Moradores da comunidade.

 

Ocupando inicialmente duas salas do antigo casarão, o núcleo de produção vai funcionar nos moldes do Armazém da Renda, implantado pela SeCult no Mercado Público de Florianópolis. “A ideia é organizar as rendeiras e apresentar os produtos feitos por elas, junto a outras peças que agreguem valor à renda de bilro”, explicou Margarida Simões, coordenadora do espaço das artesãs.

 

O projeto municipal tem como objetivo a valorização deste artesanato de tradição cultural, por meio da formação de núcleos de renda de bilro em comunidades produtoras. A iniciativa visa a incentivar o convívio social, o intercâmbio cultural e a organização das rendeiras da região, contribuindo para o fortalecimento das formas de transmissão de saberes e fazeres tradicionais referentes a essa produção artesanal em Florianópolis.

 

Nascida em Jurerê, e residindo novamente no bairro, Dulcemar aprova a ideia. “Eu sempre venho a Santo Antônio de Lisboa, onde morei por muito tempo, mas só fazia renda em casa. Agora, com outras pessoas para fazer renda, aqui é melhor. É alegre, tem mais gente pra conversar. É uma terapia. Não quero largar”, comentou.


O núcleo de rendeiras em Santo Antônio de Lisboa vai funcionar diariamente, por meio de rodízio.  O atendimento ao público será feito das 10 às 17 horas, inicialmente de segunda a domingo. Conforme a demanda, o horário poderá sofrer alterações.

 

Formalizado pela Prefeitura em julho de 2015, o termo de permissão de uso da Casa de Cultura Clara Manso de Avelar prevê que o imóvel sediará palestras, exposições, oficinas e outras atividades voltadas à revitalização, difusão e manutenção da cultura de tradição oral, representada pela renda de bilro, boi de mamão, Pão-por-Deus, Terno de Reis e pelas festividades do Divino Espírito Santo, entre outras atividades identificadas com a cultura local. O prédio, construído no século 19, ainda deve receber algumas melhorias antes de ser totalmente ocupado.

 

Serviço:

 

Armazém da Renda – Núcleo Santo Antônio de Lisboa

Funcionamento: de segunda a domingo, das 10 às 17 horas

Rua Cônego Serpa nº 15 – Santo Antônio de Lisboa


galeria de imagens