Órgãos

Fundação Franklin Cascaes



  • Banner: Página do Facebook
  • Banner: Edital de Seleção de Projetos Culturais
  • Banner: Fundação Franklin Cascaes - 30 anos
14/11/2017 - Cultura
Florianópolis promove atividades no Mês da Consciência Negra

foto/divulgação: Divulgação PMF

Abertura do Mês da Consciência Negra em Florianópolis

De 13 de novembro a 03 de dezembro a Prefeitura de Florianópolis realiza o Mês da Consciência Negra. Assim como em várias cidades brasileiras, serão realizadas diversas atividades que têm por objetivo preservar e valorizar a cultura afro-brasileira, celebrar as diferenças e o respeito a elas, extinguir toda forma discriminação e desigualdade.

 

Para atingir estes objetivos e fazer com que os mesmos tornem-se efetivos durante todos os demais meses do ano, Florianópolis preparou uma extensa programação. A abertura ocorreu nesta segunda-feira, 13 de novembro, com palestra da professora Maria Aparecida Rita Moreira. Estão previstas ainda apresentações musicais, roda de capoeira, encontro de fuxiqueiras, exposição com homenagens aos negros, mostras de filmes, seminários, atos de resistência, entre outros. A programação completa segue anexa.

 

O mês da Consciência Negra surgiu para não deixar morrer a história de muitos que não tiveram direito de ter direito, que encontraram a morte para que outros pudessem viver, que foram símbolo na prisão para que a liberdade um dia viesse a existir.

 

Foi assim com Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695, personalidade que dá mais sentido à luta e resistência contra o preconceito e o racismo. A data da morte de Zumbi dos Palmares tornou-se o Dia Nacional da Consciência Negra.

 

Para Fábio Garcia, um dos organizadores do evento, a programação não se esgota nos meses de novembro e dezembro, nem se limita a ações pontuais de curta duração. “Devemos pensar ações de curto, médio e longo prazo com o intuito de implementar as políticas públicas do Município em prol da comunidade negra”.

 

A programação do Mês da Consciência Negra é uma realização da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes. Tem apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros, Bloco Africatarina, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Coordenadoria de Políticas Públicas pela Igualdade Racial, Companhia do Fuxico, Fórum Setorial de Cultura Negra, Fórum Capoeira da Grande Florianópolis, Gata Crioulla, Grupo Toque de Melanina, Instituto Wilma Garcia, Rádio Guettude e União de Negros pela Igualdade. 




Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.