Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

27/09/2013 - Cultura
Ciclo de Festas do Divino termina neste domingo
Festa do Divino de Canasvieiras, neste final de semana, é o último evento do ciclo festivo que abrangeu 13 bairros da Capital

foto/divulgação: Acervo de Dárcio Côrrea Filho

Festa do Divino da Lagoa da Conceição abriu o ciclo festivo em 2013

A comunidade de Canasvieiras realiza neste final de semana a Festa do Divino Espírito Santo, encerrando o ciclo de celebrações iniciado em maio na Capital. Um dos destaques do evento é o desfile de cortejos imperiais, no domingo (29), às 17h30, e a passagem das bandeiras aos casais festeiros que vão realizar as festas em 2014. A atividade é promovida pela Secretaria de Cultura de Florianópolis, por meio da Fundação Franklin Cascaes, em parceria com a Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina.

 

O Ciclo do Divino Espírito Santo foi criado para divulgar e fortalecer as Festas do Divino realizadas no município. Tradição introduzida há mais de dois séculos pelos imigrantes açorianos, a manifestação é registrada como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina, conforme a Lei Estadual nº 15.731/2012.  A abertura do calendário de festividades foi instituída pela Lei Municipal nº 8010/2009.

 

Este ano, 13 comunidades participaram do ciclo, iniciado com as Festas do Divino da Lagoa da Conceição, Centro, Estreito, Trindade, Ribeirão da Ilha e Pântano do Sul, em maio. As demais festividades aconteceram no Rio Tavares e no Monte Verde (junho), Campeche (julho), Barra da Lagoa (agosto), e em Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras (setembro).

 

O Quê: Encerramento do Ciclo do Divino Espírito Santo 2013

 

Quando: domingo (29 de setembro)

 

17h – Encontro das Bandeiras com casais festeiros de 2013 e 2014

17h30 – Desfile de cortejos com acompanhamento da Banda da Lapa

18h – Missa e apresentação dos casais festeiros de 2014

          (com descerramento da Bandeira do Ciclo do Divino/2013)

19h – Café da Partilha

 

Onde: imediações da igreja São Francisco de Paula

           Rua Tertuliano de Brito Xavier – Canasvieiras

 

Quanto: gratuito


galeria de imagens