Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

08/10/2013 - Cultura
Até sábado, Floripa Teatro vai às comunidades
Projeto Cena Aberta nas Comunidades está passando por 14 bairros da cidade, com apresentações em praças e parques

foto/divulgação: Ana Luiza da Luz

Espetáculo Nijinski será apresentado em Santo Antônio de Lisboa, na quinta (10)

Desde o final de semana, quando teve início o Floripa Teatro – 20º Festival Isnard Azevedo, diversos bairros da Capital estão recebendo programação gratuita por meio do projeto “Cena Aberta nas Comunidades”, que prevê um total de 14 apresentações em praças e parques até sábado (12), contemplando crianças e adultos com diferentes linguagens teatrais. Ao todo, o festival terá 68 apresentações em 25 espaços na Ilha e região continental, com participação de 25 grupos e coletivos de teatro de sete estados do Brasil.

 

A itinerância artística pelos bairros já atendeu ao Parque da Lagoa do Peri (Morro das Pedras), Morro do Mocotó, Parque de Coqueiros, Largo da Catedral e Ribeirão da Ilha. Ainda serão realizados espetáculos nas comunidades do Rio Vermelho, Santo Antônio de Lisboa, Lagoa da Conceição, Vila Aparecida, Córrego Grande e Trindade.

 

Novos palcos nos bairros

 

Para ampliar o acesso da população às expressões culturais, a programação do Floripa Teatro 2013 também inclui dois novos espaços no norte e sul da Ilha de Santa Catarina, ambos com capacidade para receber uma média de 300 espectadores por sessão. A integração desses equipamentos à programação do festival contribui para a difusão e fruição da produção artística, propiciando que os moradores de comunidades nas duas regiões conheçam esses espaços culturais e passe a frequentá-los em outros eventos ao longo do ano.

 

No norte da Ilha, as apresentações são realizadas no Teatro Dionísio, nos Ingleses, inaugurado em dezembro de 2012. Na região sul, a agenda de espetáculos tem como palco o Circo da Dona Bilica, aberto há dois meses, no Morro das Pedras. Além desses espaços, o Festival Isnard Azevedo está ocupando também os teatros Álvaro de Carvalho, Ademir Rosa, Ubro, Sesc/Prainha, Casa das Máquinas e Círculo Artístico Teodora, no Campeche.

 

As instituições de ensino interessadas em levar grupos de estudantes aos espetáculos do Floripa Teatro devem fazer o agendamento prévio junto à Diretoria de Artes da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.  O modelo da requisição pode ser solicitado pelo e-mail educativoffc@gmail.com e o atendimento levará em conta a disponibilidade de lugares nos locais de apresentação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3324-1415, das 13 às 19 horas, ou na sede da Secretaria de Cultura, na avenida Mauro Ramos, 224, Centro.

 

O Festival Isnard Azevedo é uma realização da Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). O evento conta com apoio da Tractebel Energia, Sesc, Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc), Fundação Catarinense de Cultura e Associação Cultural Alquimídia.

 

O quê: Floripa Teatro – Cena Aberta nas Comunidades

 

Quando: até 12 de outubro

 

Onde: comunidades do centro, norte, sul e leste da Ilha, e na região continental

 

Quanto: gratuito

 

Para agendamento de grupos escolares: educativoffc@gmail.com

 

Informações: www.floripateatro.com.br

                        (48) 3324-1415

 

 

FLORIPA TEATRO / CENA ABERTA NAS COMUNIDADES 

 

  • 8 de outubro (terça)

 

*16h – “A Farsa do Advogado Pathelin”, Grupo Rosa dos Ventos, Presidente Prudente (SP), espetáculo de rua, a partir de 12 anos, comédia, 70min, Largo da Catedral (Cena Aberta nas Comunidades / Centro). Em caso de chuva: Terminal Rodoviário Rita Maria.

 

*16h – “Hap, o Melhor Espetáculo da Terra”, Circular Artes do Circo, Florianópolis (SC), espetáculo infantil, a partir de 7 anos, comédia circense, 50min, Praça Clara Eulina Abreu Soares (Cena Aberta nas Comunidades / Rio Vermelho). Em caso de chuva: E.B.Maria da Conceição Nunes

 

 

  • 9 de outubro (quarta)

 

*20h – “Por que a Gente não é Assim ou Por que a Gente é Assado”, Grupo Bagaceira de Teatro, Fortaleza (CE), espetáculo de rua, a partir de 16 anos, comédia, 45min, Largo da Catedral (Cena Aberta nas Comunidades / Centro). Em caso de chuva: Terminal Rodoviário Rita Maria.

 

  • 10 de outubro (quinta)

 

*20h – “Nijinski – Para Dentro do Coração de Deus”, Projeto Nijinski, Florianópolis (SC), espetáculo de rua, a partir de 12 anos, drama, 40min, Largo da Igreja Nossa Senhora das Necessidades (Cena Aberta nas Comunidades / Santo Antônio de Lisboa). Em caso de chuva: Transferido para dia 11 de outubro.

 

*20h – “Por que a Gente não é Assim ou Por que a Gente é Assado”, Grupo Bagaceira de Teatro, Fortaleza (CE), espetáculo de rua, a partir de 16 anos, comédia, 45min, Praça Bento Silvério (Cena Aberta nas Comunidades / Lagoa da Conceição). Em caso de chuva: Casa das Máquinas. 


galeria de imagens