Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

07/08/2014 - Cultura
Severo Cruz apresenta Comando das Artes
Espetáculo que será apresentado, às 20 horas, na Casa das Máquinas, vai reunir artistas de diversas áreas

foto/divulgação: Divulgação / Severo Cruz

Espetáculo mostra a versatilidade desse multi-artista

Uma noite multimídia, reunindo cinema, teatro, música, capoeira e performances, celebra nesta sexta-feira (8), os 30 anos de carreira do multi-artista Severo Cruz. No palco, ele canta, interpreta personagens e apresenta o espetáculo Comando das Artes, a partir das 20 horas, na Casa das Máquinas, espaço cultural da Fundação Franklin Cascaes na Lagoa da Conceição. Os ingressos custam R$ 15.

 

Carioca nascido há 67 anos no Morro do Pinto, Severo Cruz veio para Florianópolis no início dos anos 1980, com o grupo de teatro Unidade Móvel, e aqui permaneceu. Em 1984, montou o grupo Severo e Sua Trupe, que atuou até a década de 1990, ocupando a Praça XV com muita irreverência. “O grupo existe até hoje! Eu estou aqui e quem me acompanha é minha Trupe”, diz o artista, ressentido por algumas situações que a vida lhe apresenta.

 

O espetáculo é mais uma das catarses artísticas que brota naturalmente de Severo Cruz. Mas o show tem também um lado beneficente devido à condição atual do artista. Em 2010, um garapuvu caiu na casa do ator, na Costa da Lagoa. Depois de reconstruir a moradia, em fevereiro de 2012, ela acabou destruída por um incêndio. Em junho de 2013, no extremo da situação, Severo passou a viver dentro de um carro estacionado na pracinha da Lagoa.

 

Severo Cruz tem uma longa jornada com as artes. Atualmente, ele está focado nos shows musicais que faz todo domingo no Rancho do Neco, no Sambaqui, o que ajuda a mantê-lo em pé. Tem ainda um extenso currículo no teatro e no cinema, onde estreou em 1968 com participações como figurante, no longa-metragem Juventude e Ternura, com Wanderléia e Anselmo Duarte.

 

O ator integrou ainda o elenco dos filmes A Antropóloga e Procuradas, de Zeca Pires, Roda dos Expostos, de Maria Emília de Azevedo, Sorria Você Está Sendo Filmado, de Chico Caprário, Modernos do Sul, de Kátia Klock, entre outros.

 

O espetáculo “Comando das Artes” é mais uma prova da incansável vontade do artista de continuar no palco. Músicos convidados, capoeiristas e cineastas amigos estão juntos nesta caravana. Severo Cruz espera lotar a Casa das Máquinas para exibir seus papéis que sempre emocionam.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Cinema

Taí ó, uma aventura na Lagoa, direção de Mauricio Venturi (15’. SC . 2014)

Sinopse: João, um garoto de 11 anos, foge de casa e vai em busca de sua avó, conhecida como uma bruxa na Costa da Lagoa. No caminho ele conhece Zé, um menino nativo que será seu parceiro e guia nesse desafio. Os dois iniciam uma amizade e uma aventura repleta de deslocamentos pela Lagoa da Conceição, reduto das lendas da Ilha de Santa Catarina.

Elenco: Nicolas Pereira Albino, João Vitor Nilo Thomé, Severo Cruz, Margarida Baird, Berna Sant’Anna e Jack Moa.

 

O velho lobo do mar, direção de Eduardo Guerreiro (13’. SC . 2013)

Sinopse: A rua é sua embarcação e ele, o único tripulante. A jornada de um solitário capitão em busca de bons ventos.

Elenco: Severo Cruz

 

Teatro e performance

Harry Laus: monólogo extraído de entrevista concedida a Salim Miguel. Duração: 10’.

+ esquetes de personagens de Severo Cruz

 

Música

O artista, devidamente caracterizado com os personagens, interpreta “O Anjo da Favela”, de Jorge Coelho, “O Bêbado e a Equilibrista”, de João Bosco, entre outros tangos, boleros e sambas de raiz.

Músicos: Reizinho e convidados.

 

Capoeira

A música “Capoeira pra matar” será teatralizada com o grupo Berimbau e Sarau. Participações: Mestre Ale, César Almeida, Ubirajara da Conceição dos Santos, Alexandre, Thiago Mazlun, Everton Alemão e Edson.

 

Serviço:

 

O quê: Espetáculo “Comando das Artes”, com Severo Cruz e convidados

 

Quando: 8 de agosto (sexta-feira), às 20 horas

 

Onde: Casa das Máquinas, Praça da Lagoa da Conceição

 

Quanto: R$ 15

 

Apoio: Prefeitura de Florianópolis, Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Contraponto  

 

*Com informações da jornalista Kátia Klock


galeria de imagens