Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

05/12/2014 - Cultura
Projeto Palco Aberto divulga circo na praça
Neste sábado (6), palhaços e outros artistas levam magia do circo para a Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição

foto/divulgação: Divulgação / Circo Floripa

Palhaços Leleco e Lilica

Artistas de circo ocupam a Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, neste sábado (6) para divulgar experimentações cênicas e trabalhos de repertório, e incentivar a criação de espaços de convívio cultural na cidade. A atividade integra o projeto Palco Aberto Circo Floripa, que reúne números de mágica, malabarismo, palhaçaria, música, dança e teatro cômico, a partir das 18 horas, ao lado da Casa das Máquinas. As apresentações são gratuitas.

 

Apoiado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, o evento é resultado da contrapartida social dada por coletivos artísticos que utilizaram gratuitamente o equipamento cultural do município  para projetos de pesquisa e criação cênica ao longo do ano. “A ideia é fazer com que os grupos compartilhem com a população os resultados do processo criativo viabilizado pelo uso do espaço público”, explica Marta Cesar, diretora de Artes da Fundação Franklin Cascaes.

 

Cris Villar, integrante da Cia. Circus Fever, um dos grupos contemplados pelo edital para criadores, considera fundamental a continuidade desse apoio. “É um passo inicial importante porque muitos grupos não têm espaço próprio e precisam de um local para realizar suas atividades de criação e formação”, observa a atriz.

 

Segundo a artista, a Casa das Máquinas é um dos poucos espaços públicos da cidade que possui estrutura satisfatória para ações na área de circo. Graças ao edital, o grupo tem conseguido fazer ensaios e oficinas no local. “Com o edital, o processo fica mais transparente e democrático”, avalia Cris Villar, que pretende levar para a praça, neste sábado, alguns alunos iniciantes nas artes circenses.

 

Realizado por grupos e artistas independentes ligados ao Circo em Florianópolis, o projeto Palco Aberto Circo Floripa contempla ações continuadas que levam espetáculos a espaços públicos com circulação de pessoas, visando à difusão dessa linguagem artística e valorização dos profissionais do meio circense. A ação do final de semana conta com apoio da Cia. Circus Fever,

 

Edital para criadores

 

Para continuar fomentando o trabalho dos grupos e coletivos da cidade, a Fundação Franklin Cascaes abriu pelo terceiro ano consecutivo edital para ocupação da Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, a partir de março de 2015, exclusivamente para desenvolvimento de projetos de pesquisa e criação cênica. Serão selecionadas dez propostas em diferentes linguagens artísticas, sendo cinco na condição de suplência. As propostas devem ser encaminhadas até 30 de janeiro.  

 

Os grupos selecionados poderão utilizar o espaço por nove semanas consecutivas, gratuitamente. Em contrapartida deverão realizar ao final do processo uma ação de compartilhamento da pesquisa sob a forma de palestra, oficina, ensaio aberto, ou outra atividade que possibilite a apreciação pública.

 

O edital completo para ocupação artística da Casa das Máquinas voltado a projetos de pesquisa e criação está disponível no site da Fundação Franklin Cascaes (NESTE LINK). Mais informações pelo telefone 3232-1514.

 

Serviço:

 

O Quê: Palco Aberto Circo Floripa

Quando: sábado (6/12) – 18 horas

Onde: Praça Bento Silvério – Lagoa da Conceição

Quanto: gratuito

OBS: em caso de chuva o evento será transferido para outra data


galeria de imagens