Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

09/04/2015 - Cultura
Escola de Música sedia workshop de improvisação
Atividade faz parte do Seminário de Improvisação Musical Brasileira, que acontece até domingo em Florianópolis

foto/divulgação: Divulgação / Site do Seminário

Vinícius Dorin é um dos convidados do evento

Instrumentistas, pesquisadores e críticos musicais participam do Seminário de Improvisação Musical Brasileira, que acontece até domingo em diversos espaços culturais na Capital. Na Escola Livre de Música de Florianópolis, nesta sexta-feira (10), a partir das 8h30, estão previstos workshops com o saxofonista e pianista Vinícius Dorin, e com o guitarrista Fábio Leal. O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Franklin Cascaes.

 

Das 8h30 às 10 horas, o público vai discutir sobre “Improvisação com ritmos e elementos da música brasileira”, com Vinícius Dorin. Na sequência, das 10h30 às 12 horas, Fábio Leal apresenta os “Alicerces para o desenvolvimento de uma linguagem brasileira na improvisação”. Todas as vagas para os workshops e oficinas foram preenchidas por meio de inscrição antecipada, mas as palestras e mesas redondas são gratuitas e abertas ao público. A programação está disponível no site do evento (www.seminariomusical.com.br)

 

Organizado pelo compositor Leandro Fortes, que é professor da Escola Livre de Música de Florianópolis, o evento abrange uma programação variada, contemplando palestras, workshops, mesas redondas, práticas de conjuntos e concertos. Entre os convidados, estão nomes como Zuza Homem de Mello, André Marques, José Miguel Wisnik, Acácio Piedade e André Mehmari.

 

Contemplado entre mais de 15 mil projetos inscritos no Rumos Itaú Cultural, o seminário traz o tema “As linguagens e códigos que definem a música brasileira como tal”. O encontro tem como proposta pensar e debater de forma coletiva a improvisação. Considerada uma conquista cultural na atualidade, a prática consiste em dar liberdade ao solista para criar e interagir com outros músicos e com os espectadores, valorizando a performance musical.

 

Mas, o fato de ser improviso não significa tocar de qualquer jeito. É preciso muita técnica e conhecimento do instrumento e da história da música brasileira, em seu contexto político, social e histórico. Por isso, o encontro tem como foco a produção musical brasileira e traz músicos de primeira linha para debater sobre alternativas para o mercado musical, construção de uma identidade musical nacional, e ritmos e elementos da música brasileira.

 

O quê: Seminário de Improvisação Musical Brasileira

             Workshops com Fábio Leal e Vinícius Dorin

Quando: sexta-feira (10) – 8h30 às 12 horas

Onde: Escola Livre de Música de Florianópolis

            Rua Alves de Brito nº 334 – Centro

            (48) 3225-2083

Quanto: gratuito

Informações e programação: www.seminariomusical.com.br


galeria de imagens