Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

29/04/2015 - Cultura
Florianópolis celebra Dia Internacional do Jazz
Programação gratuita nos terminais e em outros espaços da cidade foi viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura

foto/divulgação: Jurerê Jazz Festival

Data é celebrada em vários países

Para celebrar o jazz como instrumento de união entre os povos e promover o diálogo intercultural, Florianópolis comemora o Dia Internacional do Jazz, nesta quinta-feira (30), com shows simultâneos nos seis terminais de integração, das 12 às 13 horas,  e uma caravana musical itinerante. A ação global, que acontece em mais de 200 cidades do mundo, foi proposta pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

 

As atividades integram a programação do Jurerê Jazz Festival, que acontece até 18 de maio, em vários locais na Capital. A agenda cultural realizada ao ar livre no Jurerê Open Shopping e as ações no Dia Internacional do Jazz são gratuitas e contam com patrocínio da Secretaria de Cultura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei nº 3659/91).

 

No Ticen (Terminal de Integração do Centro), as comemorações ficam por conta da Brass Groove Brasil, banda que evidencia os instrumentos de sopro em suas apresentações, com uma proposta diferenciada em Santa Catarina. Na Trindade, junto ao Titri, o destaque é Otávio Marcolla, instrumentista que vai mostrar sonoridades do jazz com gaita de boca. Já os músicos Tiê Pereira (contrabaixista do Alliance Jazz Trio) e o saxofonista tenor Gian Tomasi serão a atração do Tilag (Lagoa da Conceição).

 

Também mapeados na programação, o Tirio (Rio Tavares) receberá o guitarrista e violonista Leandro Fortes. No Tisan (Santo Antônio de Lisboa), o show será comandado pelo músico paranaense Mauro Albert, violonista e guitarrista de gypsy jazz que vem construindo uma ponte entre as raízes e a modernidade sonora. E no Tican (Canasvieiras), o show ficará por conta de Felipe Coelho, nome consagrado no cenário da música instrumental em todo o país.

 

Intervenções Musicais

 

O Dia Internacional do Jazz também será comemorado com intervenções musicais da banda Brass Groove Brasil em diversos espaços públicos e privados da cidade durante todo o dia. A programação inicia cedinho, às 7h30, com café da manhã embalado com música na Universidade do Estado de Santa Catarina, no Itacorubi.

 

Na sequência, a caravana segue para uma série de apresentações no Centro, passando pelo Laboratório Santa Luzia (9h30), Praça XV de Novembro (10h15) e Komport (11h). Após se apresentar no Ticen, a banda inicia a caravana musical vespertina pela região central, incluindo o Hospital Baía Sul (13h15) e a sede da Prefeitura de Florianópolis (14h30).

 

A maratona de jazz contempla ainda apresentações na sede da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte-SOL (15h), Jornal Diário Catarinense (16h), Mercado São Jorge (17h15) e Fundação Catarinense de Cultura (18h15). À noite, o agito vai para a Universidade Federal de Santa Catarina (19h15), Praça Bento Silvério, no Centrinho da Lagoa da Conceição (20h30), encerrando a agenda cultural no Il Campanario Villaggio Resort, em Jurerê Internacional.

 

Diálogo Intercultural

 

Comemorado desde 2011, o Dia Internacional do Jazz  vai mobilizar em 2015 mais de 200 cidades no mundo inteiro, tendo como sede global a capital da França. Em Paris, na Place de Fontenoy, será realizado um grande concerto transmitido ao vivo para os países membros da Unesco.

 

A data reúne comunidades, escolas, artistas, historiadores, acadêmicos e entusiastas do jazz em todo o mundo para celebrar as virtudes desse gênero musical como uma ferramenta educacional e uma força para a paz, a unidade, o diálogo e a cooperação entre as pessoas. A celebração é reconhecida por promover a paz, o diálogo entre as culturas, a diversidade, o respeito pelos direitos humanos e a liberdade de expressão.  

 

PROGRAMAÇÃO / INTERNATIONAL JAZZ DAY

 

 

  • Shows nos terminais urbanos - 12 às 13 horas (Evento gratuito)

 

 

Ticen (Centro): Brass Groove Brasil

Titri (Trindade): Otávio Marcolla

Tilag (Lagoa da Conceição): Tiê Pereira e Gian Tomasi

Tirio (Rio Tavares): Leandro Fortes

Tisan (Santo Antônio de Lisboa): Mauro Albert

Tican (Canasvieiras): Felipe Coelho

 

 

  • Intervenções musicais / Banda Brass Grove Brasil (Evento gratuito)

 

 

7h30 - Café da manhã com apresentação na Udesc

9h30: Laboratório Santa Luzia

10h15: Praça XV de Novembro

11h: Komport

13h15: Hospital Baía Sul

14h30: Prefeitura de Florianópolis (Rua Tenente Silveira/Centro)

15h: Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL)

16h: Diário Catarinense

17h15: Mercado São Jorge

18h15: Fundação Catarinense de Cultura – CIC

19h15: UFSC

20h30: Praça Bento Silvério (Centrinho da Lagoa)

21h30: Il Campanario Villaggio Resort

22h: Encerramento 


galeria de imagens