Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

11/04/2010 - Cultura
Boneco Frankolino conta causos na Semana do Livro Infantil
Espetáculo gratuito promovido pela Fundação Franklin Cascaes será apresentado diariamente, às 15h, no Terminal de Integração do Centro até sexta-feira.

foto/divulgação: Dieve Oehme

Boneco homenageia o folclorista Franklin Cascaes

O espetáculo Causos do Frankolino, baseado nas pesquisas do professor e folclorista Franklin Cascaes, será apresentado gratuitamente no Terminal de Integração do Centro (TICEN), de segunda a sexta-feira (12 a 16/04), às 15h, e na Praça 15 de Novembro, no sábado (17/04), às 10h. As apresentações promovidas pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) integram a programação da Semana do Livro Infantil, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, com atividades culturais em vários pontos da cidade.

 

Mesclando teatro de animação, contação de história e música, o espetáculo entrelaça realidade e ficção para levar ao público histórias do imaginário popular relacionadas às crenças e costumes da herança cultural açoriana. Com elementos animados, a narrativa permite o contato com uma variedade de linguagens artísticas, num trabalho teatral que visa dialogar com a plateia. A apresentação é conduzida pelo boneco manipulado pela atriz e arte-educadora Andréa Rihl, funcionária da Fundação Franklin Cascaes, e conta com apoio da atriz e musicista Carina Scheibe, do grupo de teatro Jabuti de Florianópolis.

 

Bruxas e lobisomens

 

Criado em 2008, nas comemorações do centenário de Franklin Cascaes, o espetáculo interage com o público infantil reproduzindo temas pesquisados pelo folclorista catarinense em suas andanças pelo interior da Ilha. Abordando de forma lúdica um mundo mágico repleto de lendas de lobisomens e bruxas, Frankolino conta histórias, ou “causos” na linguagem popular, envolvendo situações fictícias com os personagens Chico Olivério, Doquinha e Tibúrcio.

 

Todo articulado para mexer braços, pernas, cabeça e boca, o boneco  é feito de arame, isopor e canos de PVC, revestidos com espuma e recobertos com papel machê, resultado do trabalho de Paulo Nazareno. Cabelos, sombrancelhas e bigode foram criados por Carlos Eduardo. Já o figurino leva a assinatura de Luciana Sirqueira e a manutenção é feita por César Rossi.

 

Além de homenagear o artista e pesquisador com o nome pelo qual ele era chamado carinhosamente por pescadores e nativos da Ilha de Santa Catarina, Frankolino também reproduz a própria imagem de Cascaes. A pintura e os traços da fisionomia para dar ao contador de histórias a semelhança com o folclorista catarinense são obra do artista plástico Maurilo Roberge, funcionário da FCFFC.  

 

Serviço:

 

O Quê: Apresentação do espetáculo Causos do Frankolino

 

Quando: de segunda a sexta-feira (12 a 16/04) – 15h

 

Onde: Terminal de Integração do Centro (TICEN)

 

Quando: sábado (17/04) – 10h

 

Onde: Praça 15 de Novembro

 

Quanto: gratuito


galeria de imagens