Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

03/11/2010 - Cultura
Mostra de Dança reúne alunos da rede pública de Florianópolis
Evento, que acontece de 3 a 5 de novembro no Teatro Álvaro de Carvalho, é promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com apoio da Secretaria Municipal de Educação

foto/divulgação: Ana Alonso

Oficina de Contato Improvisação será ministrada na sexta-feira (05/11), dentro da programação da mostra de dança

Alunos de creches, núcleos de educação infantil, escolas e entidades atendidas pela Prefeitura de Florianópolis participam esta semana da Mostra Infantojuvenil de Dança do Município. O evento gratuito, e inédito por ser voltado exclusivamente a crianças e adolescentes da rede pública da Capital, vai reunir no Teatro Álvaro de Carvalho cerca de 800 participantes, na faixa etária de 3 a 16 anos. A programação será aberta às 14h, nesta quarta-feira (03/11), pelo Studio de Dança do Instituto Estadual de Educação (IEE), e na quinta-feira (04/11), no mesmo horário, por bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

 

A Mostra de Dança é uma promoção da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com apoio da Secretaria Municipal de Educação. Durante dois dias serão apresentadas 49 coreografias abrangendo dança contemporânea, clássica, dança de rua e de salão, entre outras modalidades. Haverá ainda um dia dedicado para oficina educativa. As atividades visam divulgar e valorizar a dança como forma de expressão e arte-educação.

 

A iniciativa pretende ainda ampliar o acesso, aproximando a rede educacional pública do ambiente teatral e das artes, além de estimular a formação de plateia. Também visa incentivar a pesquisa em relação à linguagem corporal, fomentando o intercâmbio entre alunos, professores, bailarinos e coreógrafos. “Esse evento é um momento para apresentar aos pais e à comunidade em geral o trabalho desenvolvido ao longo do ano nas unidades escolares, por meio dos projetos e oficinas da rede pública”, explica Chames Gariba, responsável pelo Departamento de Dança da Fundação Franklin Cascaes.

 

Mostra e oficina

 

Na quarta-feira, a programação da mostra contempla 25 apresentações, com abertura feita pelo Studio de Dança do Instituto Estadual de Educação, grupo convidado que vai apresentar ‘Harpias’, coreografia inspirada nas criaturas aladas da mitologia grega, que serviam como mensageiras dos deuses. Coordenado pelos coreógrafos Eugênio Gidali e Juliana Figueiredo, o grupo de dança do IEE participou este ano da mostra paralela do Festival de Dança de Joinville, o maior evento do gênero no Brasil.

 

A agenda de apresentações na quinta-feira conta com mais 24 coreografias, além da apresentação de abertura com os bailarinos Jovani Furlan Júnior e Luiza Del Rio, da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que vão apresentar o Pas de Deux ‘Chamas de Paris’. Os alunos farão uma demonstração do virtuosismo e elegância da dança clássica, com a técnica adquirida numa das mais conceituadas escolas de formação de bailarinos em Santa Catarina. Com dez anos de atividade em Joinville, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil atende 237 alunos de 15 estados do país, em atividades culturais para difundir a arte-educação e promover a inclusão social através da dança.

 

Para os profissionais interessados em aprimorar a experiência artística na linguagem, a programação oferece a oficina gratuita “Contato e Improvisação – A Dança da Percepção”, que será realizada na sexta-feira (05/11), na Casa da Memória/FCFFC, à Rua Padre Miguelinho nº 58, Centro. A atividade será ministrada pela coreógrafa e professora de dança, Ana Alonso Krischke, integrante do grupo do Projeto Entrando em Contato, que faz parte da grade de Oficinas de Arte-Educação nas Comunidades promovida pela FCFFC.

 

Inspirada no Contato Improvisação, a oficina tem como proposta abrir a percepção para a escuta e a comunicação presentes em todo movimento, reconhecendo a arte que cada gesto pode produzir. A técnica surgida na década de 1970, nos Estados Unidos, tem raízes na dança contemporânea e no Tai Chi, entre outras disciplinas que trabalham o fluxo de energia.

 

Serviço:

 

O Quê: Mostra Infantojuvenil de Dança da Prefeitura de Florianópolis

 

Quando: quarta e quinta-feira (03 e 04/11) - 14h

               

Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)

            Rua Marechal Guilherme nº 26 - Centro

 

 

O Quê: Oficina “Contato e Improvisação – A Dança da Percepção”

               Atividade da Mostra Infantojuvenil de Dança da PMF 

 

Quando: sexta-feira (05/11) - Oficina - das 14h às 17h

  

Onde: Casa da Memória / FCFFC

           Rua Padre Miguelinho nº 58 - Centro

 

Quanto: gratuito

 

Informações: Diretoria de Artes / Fundação Franklin Cascaes

                   (48) 3324-1415 / Ramal 224


galeria de imagens