Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

14/04/2011 - Cultura
Calçada da Criança relembra brincadeiras infantis
Atividades acontecem na Rua Padre Miguelinho, nas imediações da Casa da Memória, das 14h às 17h30, dentro da programação da Semana Municipal do Livro Infantil

foto/divulgação: Dieve Oehme

Pintura, modelagem e confecção de pandorgas são algumas das atividades desenvolvidas com a garotada

As crianças ganham um espaço ao ar livre para exercitar a criatividade e relembrar antigas brincadeiras que marcaram a infância de muitos moradores da cidade em décadas passadas. Modelar argila, fazer pipas e pintar livremente são algumas das propostas educativas da Calçada da Criança, que acontece nesta quinta-feira (14/04), das 14h às 17h30, nas imediações da Casa da Memória, na Rua Padre Miguelinho, ao lado da Catedral Metropolitana. A atividade, promovida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), integra a agenda da Semana do Livro Infantil organizada pela Secretaria Municipal de Educação.

 

Além de oficina de confecção de pandorgas e de reciclagem de materiais, ministrada pelo artista plástico, cantor e pandorgueiro Valdir Agostinho, o espaço abrigará atividades com modelagem e pintura em argila. A Calçada da Criança é inspirada em jogos retratados no livro Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina, de Telma Piacentini, lançado pela Fundação Franklin Cascaes Publicações em 2010.

 

Legado cultural

 

 O livro Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina integra a Coleção Cascaes, que inclui os livros 13 Cascaes, organizado por Flávio José Cardozo e Salim Miguel; Bruxaria nos Desenhos de Franklin Cascaes, de Péricles Prade; e Crônicas de Cascaes, uma antologia dos artigos do etnógrafo publicados na imprensa local de 1956 a 1959.

 

A obra de Telma Piacentini é resultado de um estudo sobre as esculturas em barro feitas pelo folclorista Franklin Cascaes, que retratam o legado das brincadeiras e brinquedos da Ilha, surgidos da mescla das heranças culturais luso-açoriana, negra e indígena. Seis esculturas estão publicadas em forma de lâminas avulsas numa reprodução das peças originais do acervo sob guarda do Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral, na UFSC.

 

Com 96 páginas e prefácio de Gilka Girardello, o livro traz ainda verbetes explicativos sobre cada uma das brincadeiras – um trabalho feito pela arte-educadora Patrícia Guerreiro, que recorreu à bibliografia e a depoimentos de populares que traziam na memória lembranças das brincadeiras da infância.

 

Telma Anita Piacentini nasceu em Nova Veneza, SC, em 1947. Possui doutorados em Educação (USP) e em Pesquisa na Universitá Degli Studi de Ferrara (Itália) e, no mesmo campo de pesquisa, foi uma das criadoras do Museu do Brinquedo da UFSC, onde é professora da Pós-Graduação em Educação (PPGE/ UFSC).

 

 Serviço:

 

O Quê: Calçada da Criança

 

Quando: quinta-feira (14/04) – 14h às 17h30

 

Onde: Rua Padre Miguelinho / imediações da Catedral Metropolitana – Centro

               

Quanto: gratuito

 


galeria de imagens