Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

21/04/2011 - Cultura
Ribeirão da Ilha é palco da Paixão de Cristo
Espetáculo realizado há 28 anos na comunidade conta com apoio da Prefeitura da Capital e Fundação Franklin Cascaes

foto/divulgação: Marilei da Silva

Espetáculo leva milhares de espectadores ao distrito do Sul da Ilha

Os moradores do Ribeirão da Ilha relembram nesta sexta-feira (22/04) os últimos dias da trajetória de Jesus Cristo na Terra, com a encenação pública ao ar livre de uma das mais conhecidas passagens bíblicas da história.  A comunidade será palco da Paixão de Cristo, que acontece às 18h30, na Praça Hermínio Silva, com a participação de 120 atores e figurantes. O evento conta com apoio da Prefeitura da Capital e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

 

Realizada desde 1983 na região, a apresentação pública é montada e executada por jovens ligados aos trabalhos da pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Lapa, com a colaboração de instituições e entidades parceiras.  Durante quatro meses, o grupo participa de ensaios e reuniões para criação do roteiro, produção dos textos, assim como elaboração dos cenários e figurinos.

 

A encenação do martírio e morte de Jesus Cristo começou há 28 anos com apenas 20 personagens e atualmente envolve quase toda a comunidade da região. Os moradores mobilizam-se o ano inteiro realizando rifas e bingos para angariar os recursos para o evento, que em 2010 atraiu quase 5mil espectadores de vários bairros da cidade e também de outros municípios, segundo estimativas da Polícia Militar de Santa Catarina.  

 

Repetindo uma prática adotada em edições anteriores, o espetáculo vai abordar a Via Sacra, contextualizado com a Campanha da Fraternidade – cujo tema em 2011 é ‘A Fraternidade e a Vida no Planeta’. A apresentação é gratuita e tem cerca de uma hora e meia de duração.

 

Serviço:

 

O Quê: Encenação da Paixão de Cristo

Quando: sexta-feira (22/04) – 18h30

Onde: Praça Hermínio Silva – Ribeirão da Ilha

Quanto: gratuito