Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

16/05/2011 - Cultura
Imaginação e realidade inspiram Cine Pitangueira desta terça-feira
Enquanto Pequenas Histórias, de Helvécio Ratton, apresenta narrativas imaginárias, o documentário Sem Palavras, de Kátia Klock, revela a perseguição sofrida por alemães no Brasil durante a segunda guerra

foto/divulgação: Cinemateca Catarinense

Sem Palavras, de Kátia Klock

O Cineclube Pitangueira exibe nesta terça-feira (17), às 15h, Pequenas Histórias, de Helvécio Ratton, com Marieta Severo no elenco. O filme integra o workshop de figurino e cenografia que está sendo realizado pela equipe de produção do longa Rendas no Ar. Às 19h, será projetado o documentário Sem Palavras, de Kátia Klock, com a presença da diretora. As exibiçõaes são gratuitas.

 

O longa de Ratton apresenta quatro narrativas de humor e magia. Na varanda de uma fazenda, uma senhora, interpretada por Marieta, conta histórias ao mesmo tempo em que corta e costura retalhos de pano, criando imagens que formam uma toalha: o casamento do pescador com Iara, a sereia dos rios. O coroinha de uma igreja que vê a procissão das almas. O encontro entre um Papai Noel de loja e um menino de rua e as aventuras de Zé Burraldo, sujeito ingênuo que sempre se deixa levar pelos outros.

 

Sem Palavras aborda os efeitos provocados pela Campanha de Nacionalização de Getúlio Vargas (1937-1945). Em 1942, o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo e os idiomas alemão, italiano e japonês foram proibidos no território nacional. Estrangeiros desses países e seus descendentes foram perseguidos. O documentário mostra um dos lados da história, relatado por adultos que eram crianças e descendentes de alemães nos anos 1940 no Sul do Brasil.

 

O Cineclube Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.

 

Serviço:

 

O Quê: Cine Pitangueira

           Pequenas Histórias, de Helvécio Ratton - 15h

           Sem Palavras, de Kátia Klock - 19h

 

Quando: terça-feira, 17 de maio


Onde: Casa das Máquinas Espaço de Artes

            Praça Bento Silvério - Lagoa da Conceição


Quanto: gratuito

 

            

Colaboração: Fifo Lima (Assessoria de Imprensa/Cinemateca)

 


galeria de imagens