Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

19/05/2011 - Cultura
Salim Miguel participa do Projeto Cidade Contada
Promovido pela Fundação Franklin Cascaes, evento gratuito acontece nesta quinta-feira (19), na Casa da Memória, às 19h, seguido de bate-papo com o escritor

foto/divulgação: Acervo da Casa da Memória

Salim Miguel

O escritor Salim Miguel é o convidado do projeto Cidade Contada desta quinta-feira (19/05), às 19h, na Casa da Memória, com a leitura pública do conto ‘Mistério no Miramar’ e projeção de imagens fotográficas da edificação ícone da história local. O evento, promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), propõe o debate em torno da memória afetiva da cidade, unindo passado e presente da paisagem urbana de Florianópolis. A programação é gratuita e integra a agenda cultural da 9ª Semana de Museus.

 

O texto de Salim Miguel aborda o aparecimento misterioso de um corpo nas águas da baía Sul, junto ao Miramar – famoso bar da cidade, extinto na década de 1970. O conto integra o livro 13 Cascaes (2008), coletânea que reúne textos de 13 autores catarinenses, tendo como elemento de ligação o pesquisador e folclorista Franklin Cascaes e sua obra. Indicado duas vezes para o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina, 13 Cascaes é um dos grandes sucessos literários da editora da FCFFC.

 

Realizado desde 2008, o projeto Cidade Contada foi idealizado pelo escritor Dennis Radünz, contando com sínteses históricas de cada tema elaboradas pela professora Eliane Veras da Veiga. Em 13 edições, escritores como Amilcar Neves, Eglê Malheiros, Flávio José Cardozo, Olsen Jr. e Silveira de Souza, entre outros, abordaram lugares de memória como a Praça da Lagoa, o Hospital de Caridade, Mercado Público, Kibelândia e Conselheiro Mafra, pautados no acervo de quase 23 mil fotografias sob guarda da Casa da Memória.      

 

Escritor premiado

 

Salim Miguel nasceu no Líbano, em 1924, e veio para o Brasil ainda criança. Depois de viver parte da adolescência no município de Biguaçu, mudou-se para Florianópolis onde, na década de 1940 e 50, integrou o movimento modernista das artes catarinenses: o Grupo Sul. Junto com a esposa, Eglê Malheiros, também escritora, escreveu o roteiro do primeiro longa-metragem catarinense, o filme O Preço da Ilusão.

 

Jornalista e escritor renomado, destacando-se em diversos gêneros literários, Salim Miguel foi um dos editores da revista "Ficção" (Rio, 1976-79) e é autor de mais de 30 livros publicados, entre eles, A Morte do Tenente e Outras Mortes, A Voz Submersa, Nur na Escuridão e A Vida Breve de Sezefredo das Neves, poeta (indicado para o Prêmio Jabuti). Foi ainda diretor da Editora da UFSC e superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. Em 2009 recebeu o prêmio Machado de Assis pelo conjunto da obra, reconhecimento máximo conferido pela Academia Brasileira de Letras.

 

Serviço:

 

O Quê: ‘Cidade Contada – Memória e Imaginação’

              Com o escritor Salim Miguel      

      

Quando: Quinta-feira (19/05) – 19h

                Leitura do conto ‘Mistério no Miramar’, de Salim Miguel

 

Onde: Casa da Memória

           Rua Padre Miguelinho nº 58 – Centro (ao lado da Catedral)

         (48) 3333-1322

 

Quanto: gratuito


galeria de imagens