Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

22/07/2011 - Cultura
Colégio no Ribeirão da Ilha ganha novas cores
Projeto Tudo de Cor para Florianópolis renova a fachada do prédio do Colégio Dom Jaime Câmara, no Ribeirão da Ilha, em evento promovido pela Prefeitura da Capital e empresa Akzonobel

foto/divulgação:

Presidente da Akzonobel, Jaap Kuiper, e Prefeito Dário Berger coordenaram os trabalhos na Capital

Cerca de 200 voluntários se uniram para dar um colorido especial ao Colégio Dom Jaime Câmara, no Ribeirão da Ilha na tarde desta quinta-feira (21/07). A ação fez parte do projeto ‘Tudo de Cor para Você’, da empresa Akzonobel – fabricante das Tintas Coral, que está revitalizando fachadas de prédios históricos em Florianópolis, em parceria com a Prefeitura Municipal. A ação na comunidade contou ainda com uma mostra de música, artesanato e folclore local, promovida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

 

O prefeito Dário Berger, o vereador Celso Sandrini (PMDB) e o tenista Gustavo Kuerten, entre outros colaboradores de várias cidades do Brasil, colocaram a mão na massa para celebrar a passagem do projeto pela capital catarinense. A ação em Florianópolis envolveu a utilização de cerca de 9mil litros de tinta para a renovação de fachadas de prédios no entorno do Mercado Público, incluindo o centenário entreposto de pescados, e 33 imóveis no Ribeirão da Ilha. 

Jovem Celebridade

 

Na comunidade do sul da Ilha, a proposta inicial da equipe era realizar a pintura externa de casarios do centro histórico. Mas, em razão da chuva, as atividades se concentraram no ginásio de esportes, enquanto a pintura era realizada na escola básica, que ganhou a tonalidade "amarelo jovem celebridade".

 

Fazendo jus ao nome da tinta, o padrinho do projeto na cidade, Guga Kuerten, foi a estrela da festa. Bastante carismático, o tenista pintou paredes, distribuiu autógrafos e brincou no boi de mamão com as crianças do projeto social Caeira 21. “Espero estar envolvido cada vez mais nessas situações. Quando a gente encontra parcerias como esta, aí fica mais fácil”, comentou Guga.

 

Além dos trabalhos de pintura, o Ribeirão da Ilha contou com a programação da Alameda Cultural da Fundação Franklin Cascaes, com apresentações do Boi Folia, Banda da Lapa e Orquestra Escola da FCFFC, demonstração de capoeira, e mostra de artesanato com casca de ostra e renda de bilro. À noite, as comemorações tiveram como palco a Avenida Beira-mar Norte, onde aconteceu show gratuito, com a banda Jota Quest.

 

Realizado em parceria com a Prefeitura da Capital, por meio do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), o projeto ‘Tudo de Cor para Você’ tem como objetivo utilizar as cores para transformar a vida das pessoas, sensibilizando-as em relação à valorização do patrimônio cultural, além de formar multiplicadores locais por onde o projeto passa. A ação das Tintas Coral já aconteceu em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro e Florianópolis. Agora, o projeto segue para Fortaleza, no Ceará.


galeria de imagens