Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

22/07/2011 - Cultura
Show de Luiz Gustavo Zago na Lagoa
Apresentação na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, integra série de cinco shows patrocinados pela Prefeitura da Capital e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei de Incentivoà Cultura.

foto/divulgação:

Pianista divulga primeiro CD autoral

O compositor e pianista Luiz Gustavo Zago realiza show na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, nesta sexta-feira (22/07), às 20h, para divulgação de trabalho autoral com o CD “Até Amanhã”. Com produção de Lourcley Silvestre, a apresentação integra uma série de cinco shows de lançamento, que tem patrocínio da Prefeitura da Capital e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural da Unimed Grande Florianópolis. A entrada é gratuita.

 

Marcado pela influência da canção brasileira, do jazz e da música erudita, o CD "Ate Amanhã", produzido pela Catarinarte, é o primeiro trabalho solo do pianista, compositor e arranjador catarinense. No disco, harmonias, arranjos, texturas e timbres resultam de uma pesquisa musical que prima pela valorização da melodia, considerada o pilar fundamental da canção brasileira.

 

Os improvisos, uma herança jazzística, tem como propósito a fluidez, graça e humor característicos da canção popular. Tal como no CD, o show "Até Amanhã" busca na música instrumental a leveza da canção, resultando numa obra de sabor contemporâneo. Influenciadas pela MPB, Bossa-Nova, Jazz e Música Clássica, as composições e arranjos trabalham estas influências de modo natural, resultando em um estilo próprio.

 

No show, Zago se apresentará acompanhado do baixo acústico de Carlos Ribeiro Júnior e bateria de Rodrigo Paiva. O show traz ainda os instrumentistas Marco Lorenzo, responsável pelo clarinete e flauta; Jean Carlos no trompete e Marco Aurélio Martins no trombone. No repertório serão apresentadas canções inéditas compostas por Zago, além de músicas de Tom Jobim e Chico Buarque, Steven Wonder, Henri Mancini e Johnny Mercer, construindo uma ponte entre a música brasileira e as melodias do jazz e pop.

 

Talento premiado

 

Bacharel em Piano pela Universidade Estadual de Santa Catarina, Luiz Zago venceu a 1ª e 3ª edição do Festival de Música do SESC- SC (2000 e 2002), respectivamente como músico e compositor/pianista. Recebeu também o prêmio Franklin Cascaes de Cultura (2010), na categoria de música popular, pela direção musical do show “50 anos de Bossa-nova”.

 

Compositor, arranjador e pianista, Zago já dividiu o palco e o estúdio com nomes de destaque como André Mehmari, Chico Saraiva, Tavinho Moura, Nailor “Proveta” Azevedo e Toninho Ferragutti. Também foi solista no concerto de abertura da Temporada 2011 da Camerata Florianópolis, com o concerto "Rhapsody in Blue", de George Gershwin. Luiz Gustavo Zago gravou mais de 40 CDs, entre eles, “Até Amanhã”, que é o primeiro trabalho solo.

 

Entre seus trabalhos destacam-se “Narrativas de Catarina”, no qual fez os arranjos para o show e CD, interpretados pela cantora Ive Luna (cantora do grupo Cravo-da-Terra) e a pianista Carla Pronsato; “Boa Pessoa”, segundo CD do compositor Silvio Mansani, no qual atuou como diretor musical e arranjador de 6 faixas; e a suíte “Outras Pessoas”, também de Silvio Mansani, ao lado do Quinteto de Cordas Catarinense, com direção musical e arranjos do premiado André Mehmari.

 

Como produtor assinou trilhas de diversos documentários, entre eles, “JK em Paris”, uma produção Brasil-França, a ser lançado em setembro de 2011, no aniversário do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Atualmente trabalha nos arranjos do próximo CD autoral, a ser gravado no final do ano, com temas mais densos e dramáticos, e exploração de uma paleta orquestral de timbres, aliado ao “piano jazz trio” que já acompanha há tempos seu trabalho.

 

O Quê: Show “Até Amanhã”, com Luiz Gustavo Zago

 

Quando: sexta-feira (22/07)

 

Onde: Casa das Máquinas

           Rua Henrique Veras Nascimento / Praça Bento Silvério

           Lagoa da Conceição

          (48) 3324-1514

 

Quanto: gratuito

 

*Com informações de Lourcley Silvestre