Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

22/07/2011 - Cultura
Livro e documentário divulgam arte de Eli Heil
Obra publicada pelo Contraponto é mais uma produção viabilizada pela Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei de Incentivo à Cultura

foto/divulgação:

Aos 82 anos, artista catarinense ainda mantém intenso trabalho criativo

O livro ‘Óvulos de Eli: a expulsão dos seres de Eli Heil’, organizado por Kátia Klock e Vanessa Schultz, ganha uma segunda edição sobre a vida e a obra da artista catarinense, de 82 anos. Lançado nesta quinta-feira (21/07), o livro conta com o patrocínio da Prefeitura da Capital e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural da Unimed.

 

A publicação traz encartado um DVD com o documentário ‘Coração de Eli’, dirigido por Kátia Klock, lançado na mesma data. Além do média-metragem de 48 minutos, foram incluídos os curtas ‘Eli Heil, criadora e criatura’, realização da Contraponto para a RBS TV (2009), e ‘O Mundo Ovo de Eli Heil’, filmado em Super-8 (1986), com direção de Marco Aurélio Ramos e Maria Emília de Azevedo.

 

O registro audiovisual aconteceu em paralelo à produção do livro - as duas obras levam a assinatura da Contraponto. “Foram cinco anos e meio de convívio, anotações, gravações, entrevistas, encaminhamentos de projetos. Aos poucos, a artista foi abrindo o acervo e o ateliê. A confiança é algo fundamental para uma relação que mescla trabalho e intimidade”, revela Kátia Klock.

 

Já o livro apresenta o trabalho intenso da artista catarinense, sua história e o museu O Mundo Ovo, que abriga seu acervo, contado através de uma seleção de obras e textos de autores diversos. Aos 82 anos, Eli Heil é uma artista que continua desenvolvendo técnicas próprias com pinturas, esculturas, tapeçarias, cerâmicas ou desenhos. Ela já expôs em várias regiões do Brasil e no exterior participou, até o momento, em 43 coletivas.

 

A primeira edição de Óvulos de Eli: a expulsão dos seres de Eli Heil (2009), distribuída gratuitamente para bibliotecas, escolas de arte, pesquisadores, esgotou-se em um ano. “A procura pela publicação nos incentivou a reeditá-la, novamente”, enfatiza Kátia. A segunda edição também será distribuição gratuitamente.

 

Lançamentos

 

  • Livro

 

Óvulos de Eli: a expulsão de seres de Eli Heil

Kátia Klock, Vanessa Schultz, organizadoras

Florianópolis: Contraponto, 2011. 2ª ed. 120p.

 

A publicação apresenta o trabalho de Eli Heil, sua história e seu Museu O Mundo Ovo, através de uma seleção com reproduções das obras e de textos jornalísticos e críticos.

 

Patrocínio: Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Prefeitura Municipal de Florianópolis/ Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), apoio cultural da Unimed Grande Florianópolis.

 

  • DVD

 

Documentário

 

Coração de Eli

(de Kátia Klock, SC, 2011, 48min, livre)

 

Uma artista que “vomita criações”, dá vida a milhares de seres que pinta, desenha e esculpe através de técnicas inusitadas. Seus sentimentos revestem-se em cor, forma e verso. E a dor (ou sua ausência) é seu combustível. Críticos, artistas e familiares compartilham suas impressões sobre Eli Heil.

 

Realização: Ministério da Cultura e Contraponto

Patrocínio: Lei Rouanet, Fundação Cultural Badesc, BRDE e Duas Rodas

 

Extras

 

Eli Heil, criadora e criatura

(de Kátia Klock, SC, 2010, 14min)

 

Eli por Eli. A artista recita, pinta e apresenta o Museu Mundo Ovo, com suas 3 mil obras. Curta realizado para a série “SC em Cena”, da RBSTV (SC).

 

O Mundo Ovo de Eli Heil

(de Marco Aurélio Ramos e Maria Emília de Azevedo, SC, 1986, 33min)

 

Um registro realizado há 25 anos sobre o processo criativo e a obra da artista. Eli Heil fala de suas angústias, relembra sua iniciação artística e declama seus poemas.

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Contraponto