Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

01/08/2011 - Cultura
Prêmio Franklin Cascaes homenageia destaques da cultura
Prêmio Franklin Cascaes de Cultura,criado em 2008,valoriza iniciativas individuais e coletivas que contribuem para o desenvolvimento artístico e cultural em Florianópolis

foto/divulgação:

Prefeito ressaltou a importância da premiação realizada pela Fundação Franklin Cascaes

Marcando as comemorações pelos seus 24 anos, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) homenageou na noite de sexta-feira (29/07) pessoas, grupos, instituições públicas e privadas com atuação no município, que se destacaram na atividade artística e cultural. Na solenidade, conduzida pelo prefeito Dário Berger e o superintendente da FCFFC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, foram concedidas 23 premiações em categorias artísticas e especiais.

 

O evento contou com a presença do presidente da Academia Catarinense de Letras, o escritor Péricles Prade, além do superintendente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza, vereadores Célio Bento (PMDB) e Renato Geske (PR), entre outras autoridades, além dos artistas e empresas homenageados, familiares e convidados.

 

Os contemplados na terceira edição do Prêmio Franklin Cascaes de Cultura foram escolhidos por uma comissão técnica, que sugeriu as homenagens individuais ou coletivas a partir de trabalhos e ações relevantes realizadas no ano anterior nas áreas de artes visuais, literatura, cinema, teatro, música, dança e cultura popular, além das indicações para as categorias especiais.  Ao todo, foram 15 premiações em categorias artísticas, uma revelação, uma personalidade do ano, além de seis homenagens especiais.

 

Celebrando Cascaes

 

Criada pela Lei nº 2.647/87, em 29 de julho de 1987, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) gerencia a política municipal na área da cultura. Entre outras atribuições, a instituição tem o compromisso de promover a conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade, além de fomentar e divulgar as diferentes expressões artísticas. Também atua no resgate da história e da memória de Florianópolis, promoção e valorização das manifestações culturais tradicionais e contemporâneas, e preservação do patrimônio cultural material e imaterial do município.

 

O Prêmio Franklin Cascaes de Cultura reverencia o pesquisador catarinense que dedicou parte de sua vida ao registro das tradições, usos e costumes dos nativos da Ilha de Santa Catarina. Historiador, professor, ecologista, folclorista e talentoso artista, que dá nome à instituição de cultura do município, Franklin Joaquim Cascaes atuou por mais de 40 anos na pesquisa da cultura local, cuidadosamente registrada em um rico acervo de esculturas, desenhos e anotações, recortes de jornais, cadernos dos tempos da escola, entre outros documentos. Cascaes faleceu em 15 de março, no final do verão de 1983.

 

Homenageados

 

  • Teatro

 

*Vera Collaço

* Grupo Teatro Sim... Por que Não?!!! (espetáculo “A Vida Como Ela É”)

 

  • Artes Visuais

 

* Laércio Luiz (obra “Boitatá Incandescente”)

*Associação dos Amigos do Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral – AMU (exposição “Franklin Cascaes: Desenhos e Esculturas”, com curadoria de Fernando Lindote)

 

  • Cinema

 

*FAM - Florianópolis Audiovisual do Mercosul

*Patrícia Monegatto e Stela Bloss (documentário “O Jardineiro e o Pirata”)

 

  • Música

 

*Sociedade Soul

*Camerata Florianópolis

*Mazinho do Trombone

 

  • Literatura

 

*Regina Brasil

*Oldemar Olsen Júnior

 

  • Dança

 

*Mônica Siedler

*Zilá Muniz

 

  • Cultura Popular

 

*Jone Cezar de Araújo (projeto “Presepiando pela Ilha com Cascaes”)

*Grupo Africatarina

 

  • Personalidade do Ano

 

*Maria Celeste das Neves

 

  • Revelação do Ano

 

*Roberta Tassinari

 

  • Homenagens Especiais

 

Parceria Institucional

*Banco do Brasil

*Color System

 

Apoio via Lei Rouanet

*Tractebel Energia S.A

 

Apoio via Lei Municipal de Incentivo à Cultura

*Unimed Grande Florianópolis

*Softplan Planejamento e Sistemas Ltda

*Prosul – projetos, supervisão e Planejamento Ltda

 


galeria de imagens