Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

15/08/2011 - Cultura
Concertos didáticos divulgam música erudita em escolas municipais
Projeto desenvolvido pela Fundação Franklin Cascaes e Secretaria Municipal de Educação pretende valorizar o ensino musical nas escolas da rede e contribuir para a formação de plateia

foto/divulgação:

Alunos da Orquestra Escola da Fundação Franklin Cascaes realizaram concerto didático na escola Gentil Mathias

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) pretendem ampliar o acesso de estudantes da rede pública à música erudita.  Até novembro, a cada 15 dias, uma unidade escolar receberá a visita do projeto ‘Concertos Didáticos da Orquestra Escola’, com o objetivo de despertar o gosto musical em crianças e adolescentes. Nesta segunda-feira (15/08), a partir das 14h, as atividades acontecem na Escola Básica José Amaro Cordeiro, no Morro das Pedras.

 

Realizado pela primeira vez na rede municipal, o projeto de Concertos Didáticos da orquestra iniciou na escola básica Gentil Mathias, nos Ingleses, e tem mais oito apresentações agendadas até 21 de novembro em unidades educativas que já introduziram o ensino da música na grade curricular. O agendamento das visitas é coordenado pela professora Rose Aguiar e Silva, do corpo técnico da Fundação Franklin Cascaes, que atua no Programa de Capacitação de Professores da Rede Municipal na área de música.

 

A programação cultural busca compartilhar experiências sonoras no ambiente escolar, contribuindo para o processo de formação de plateia. A proposta visa ainda à valorização do trabalho de educação musical realizado em sala de aula, oportunizando aos alunos assistir ao vivo um concerto. Nos intervalos, os integrantes do projeto Orquestra Escola falam sobre suas experiências e explicam o papel de cada instrumento musical utilizado nas apresentações.  A SME garante o transporte dos músicos e a estrutura para a realização da atividade.

 

Criada em 2006, a Orquestra Escola da Fundação Franklin Cascaes promove a inclusão social de crianças e adolescentes por meio da música. Realizado gratuitamente, o projeto atende atualmente cerca de 150 alunos em oficinas ministradas no Forte Santa Bárbara, sede administrativa da FCFFC. A iniciativa conta com o patrocínio da Tractebel Energia S.A., por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), e tem supervisão técnica do maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira, regente da Orquestra Sinfônica de Florianópolis.

 

Serviço:

 

O Quê: Concerto Didático da Orquestra Escola da Fundação Franklin Cascaes

 

Quando: segunda-feira (15/08) – 14h

 

Onde: Escola Básica José Amaro Cordeiro – Morro das Pedras

 

Quanto: gratuito

 

Agenda de Apresentações

 

15/08– Escola José Amaro Cordeiro – Morro das Pedras (14h)

29/08 – Escola Donícia Maria da Costa – Saco Grande (14h)

12/09 – Escola Batista Pereira – Ribeirão da Ilha (14h)

26/09 – Escola Luiz Cândido da Luz – Vargem do Bom Jesus (14h)

10/10 – Escola Dilma Lúcia dos Santos – Armação (14h)

24/10 – Escola Acácio Garibaldi – Barra da Lagoa (14h)

07/11 – Escola Mâncio Costa – Ratones (14h)

21/11 – Escola João Gonçalves Pinheiro – Rio Tavares (14h)

 


galeria de imagens