Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

20/08/2011 - Cultura
Comunidades recebem doação de coroas para Festa do Divino Espírito Santo
Coroa, sálvia e cetro de prata foram doadas pelo Governo da Região Autônoma dos Açores para uso durante as Festas do Divino nas comunidades da Barra da Lagoa e Rio Vermelho

foto/divulgação:

Coroa, cetro e sálvia de prata são insígnias usadas na Festa do Divino

As comunidades da Barra da Lagoa e do Rio Vermelho têm um motivo a mais para preservar a tradição das Festas do Divino Espírito Santo. As duas localidades foram contempladas pelo Governo da Região Autônoma dos Açores com a doação de coroas de prata para os festejos locais que acontecem na primeira quinzena de setembro. A entrega das Insígnias do Divino será feita pela Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina (CAISC), neste domingo (21/08), com missa na Capela São João Batista, às 9h30, no Rio Vermelho.

 

No domingo seguinte (28/08), em cerimônia religiosa, às 9h30, na Capela São Pedro, a CAISC entrega o segundo conjunto de coroa, sálvia e cetro de prata, desta vez beneficiando a festa da Barra da Lagoa, que ocorre no período de 2 a 4 de setembro. A festa do Rio Vermelho está prevista para 9 a 11 de setembro. Os eventos integram a programação do Ciclo do Divino Espírito Santo, promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

 

O calendário do ciclo vai de maio a setembro, abrangendo as festividades das 14 comunidades de Florianópolis que preservam a tradição cultural trazida pelos imigrantes açorianos em 1748. A iniciativa tem como objetivo fortalecer essa manifestação cultural secular, que traz em sua essência a esperança em um futuro de paz, igualdade e solidariedade entre as pessoas. Além da Barra da Lagoa, ainda faltam ser realizadas as festas nas comunidades de Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras. 

 

Herança cultural

 

Comemorada durante as celebrações de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a Festa do Divino Espírito Santo revela uma prática coletiva de forte simbologia, que mescla celebrações religiosas, profanas e folclóricas, da qual fazem parte bandeira, coroa e cetro, folias e cantorias, promessas e pãezinhos, foguetório, bailes, bingos e folguedos populares, além de novenas, missa solene, peditórios e cortejos imperiais. Essa manifestação popular que traduz a devoção ao Espírito Santo ocorre em cerca de 50 cidades do litoral catarinense, estando presente em todos os lugares que preservam a herança cultural açoriana. 

 

A origem da Festa do Divino em terras portuguesas é atribuída à extrema devoção da Rainha Isabel de Aragão que, temendo as desavenças entre o marido, Dom Dinis, Rei de Portugal, e seu filho, príncipe Afonso, prometeu ao Espírito Santo um dia de culto e a própria coroa se a paz voltasse à sua família e ao reino. Pela dádiva alcançada, Dona Isabel levou a prometida coroa real à Igreja de Alenquer, onde foi realizada uma celebração jamais vista no país simbolizando a instituição do Império do Divino.

 

Calendário das Festas

 

Barra da Lagoa (2 a 4 de setembro)

Santo Antonio de Lisboa (7 a 11 de setembro)

Rio Vermelho (9 a 11 de setembro)

Canasvieiras (23 a 25 de setembro)