Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

14/10/2011 - Cultura
Zé do Caixão abre 13º Catavídeo em Florianópolis
Evento, que tem apoio da Fundação Franklin Cascaes, inicia no dia 5 de novembro, com presença do ator ecineasta José Mojica Marins

foto/divulgação:

José Mojica Marins, o Zé do Caixão é convidado especial do 13º Catavídeo

Ao chegar aos 13 anos de existência, o Catavídeo - Mostra de Vídeos Catarinenses saúda todo misticismo em torno do número e traz o cineasta José Mojica Marins para abrir a 13ª edição. Célebre por personificar o mais popular personagem do terror brasileiro - o coveiro Zé do Caixão -, Mojica é o convidado especial para a abertura, que ocorre no dia 5 de novembro, uma noite de sábado, na Fundação Cultural Badesc.

 

Depois da exibição de seu último filme, Encarnação do Demônio, que fecha a trilogia iniciada em 1964 com À Meia-Noite Levarei sua Alma, Mojica conversa com o público sobre o “terror” no cinema brasileiro.

 

Na linha mística do 13, o Catavídeo vai realizar também o lançamento em Santa Catarina de A Noite do Chupa Cabras, com a presença do diretor capixaba Rodrigo Aragão. O longa tem como um dos atores principais o catarinense Petter Baiestorf, da Canibal Filmes.

 

Petter também é um dos convidados especiais para a mesa “Filmes: faça do seu jeito”. No mesmo debate, participa Saulo Popov, do produtora Conjuração Trash, cujo lema é o “Porque o cinema não precisa ser caro, nem o Trash precisa ser lixo”, e Gurcius Gewdner, da Bulhorgia Filmes,

 

Para a Mostra de Vídeos Catarinenses deste ano houve mais de 60 títulos inscritos, o que demonstra que há em média pelo menos a produção de um curta por semana no Estado. Em breve também serão abertas as inscrições para as oficinas, todas gratuitas. Já há três confirmadas: Maquiagem e Efeitos Especiais, com Rodrigo Aragão e Mayara Alarcón, Cineclubismo, com Reno Caramori, e Cultura Digital, com Thiago Skárnio.

 

O Catavídeo é uma realização da Alquimídia.Org e do Fundo Municipal de Cinema, em parceria com a Cinemateca Catarinense, Fundação Cultural Badesc e SESC de Santa Catarina. A produção do evento é assinada pela Exato Segundo Produções Artísticas e tem o apoio da JG Cópias, Fundação Franklin Cascaes, site GuiaFloripa, site CineCultFloripa. Site Sarcático.com.br e Museu da Imagem e do Som (MIS).

 

Serviço:

 

O quê: abertura do 13º CATAVÍDEO – Mostra de Vídeos Catarinenses

Quando: Abertura 5 de novembro, às 19h

Onde: Fundação Cultural Badesc.

          Rua Visconde de Outubro Preto, 216. Centro, Florianópolis

Quanto: entrada gratuita

Em breve a programação completa poderá ser conferida no site www.catavideo.org.

 

Colaboração: Fifo Lima (Assessoria de Imprensa do 13º Catavídeo)