Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

16/11/2011 - Cultura
História do Turismo na Capital é tema de livro
Publicação que será lançada nesta quinta-feira, às 19h, foi viabilizada pela Prefeitura da Capital e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura

foto/divulgação:

Livro abrange 50 anos de atividades turísticas em Florianópolis

Florianópolis passou por muitas transformações culturais e de infraestrutura ao longo dos anos até se consolidar como um dos principais destinos turísticos do Brasil, apreciado por visitantes do mundo inteiro. A vocação turística da capital catarinense e as principais mudanças ocorridas na cidade são relatadas no livro “A História do Turismo – narrada por quem a vivenciou”, de Antônio Pereira Oliveira, que será lançado nesta quinta-feira (17/11), às 19h, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis. A publicação é patrocinada pela Prefeitura da Capital e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio da Unimed.

 

O trabalho de pesquisa sobre a evolução da indústria turística na capital catarinense abrange o período a partir de 1950, quando a cidade tinha apenas 70 mil habitantes, cerca de 2 mil veículos e um hotel de razoável qualidade. O acesso a lugares como a Lagoa da Conceição e ao Norte da Ilha era precário, e a infraestrutura encontrada nessas regiões era quase inexistente. O livro, publicado pela PalavraCom Editora, revela como uma atividade quase amadora transformou-se em uma forte realidade social e econômica.

 

Os fatos relatados na obra são fruto de sete anos (2003 a 2010) de pesquisa em mais de 30 mil jornais locais e da própria experiência do autor na área. Oliveira começou guiando um grupo de paulistas pela Lagoa da Conceição e Barra da Lagoa. Em 1967, criou a primeira agência de viagens da cidade, a Ilhatur (fechada em 2003) e não parou mais de se envolver com o tema. Fundou a seção estadual da associação da categoria (Abav/SC) em 1975 e também foi professor na Escola Superior de Administração e Gerência (Esag).

 

Das belezas naturais ao turismo de eventos

 

Em 400 páginas e 14 capítulos, Antônio Pereira Oliveira discorre sobre a vocação de Florianópolis para o turismo, além de destacar aspectos como o patrimônio histórico e cultural; a infraestrutura turística; a relação da cidade com o mar e as marinas; os planos e projetos turísticos; os órgãos oficiais de turismo; os empreendimentos turísticos, as agências de viagens; o carnaval e outras formas de entretenimento; os eventos esportivos e os centros de eventos.

 

A publicação traz desde iniciativas pioneiras para promover as belezas naturais da cidade até alternativas adotadas para reduzir a sazonalidade. Em uma reportagem de 1950 publicada no jornal A Gazeta, por exemplo, Florianópolis é descrita como “a mais encantadora e festiva, maravilhosa e travessa, dos morros, das praias, das águas verdes e do vento Sul” – embora tivesse iluminação pública somente no centro da cidade e parte do continente e as atrações turísticas se resumissem à ponte Hercílio Luz, ao mar e à vegetação verde e florida.

 

Atualmente à frente da Pereira Oliveira Viagens e Consultoria em Turismo, o escritor recorda o tempo em que a cadeia produtiva do setor dependia de uma boa temporada para sobreviver pelo resto do ano. O verão continua sendo a estação mais movimentada, mas o turismo de eventos já obtém resultados consideráveis, fazendo de Florianópolis a terceira cidade do país que mais recebeu feiras e congressos internacionais em 2010. “Espero que os benefícios que o turismo pode produzir sejam transferidos para os moradores, como acontece em diversas regiões do mundo há muitos anos”, destaca Oliveira.

 

Serviço:

 

O Quê: Lançamento do Livro “A História do Turismo em Florianópolis – narrada por quem a vivenciou”, de Antônio Pereira Oliveira (PalavraCom Editora)

 

Quando: quinta-feira (17/11) – 19h

Onde: Câmara de Dirigentes Lojistas/ CDL Florianópolis

            Rua Felipe Schmidt nº 679 – Centro

 

Quanto: gratuito