Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

18/11/2011 - Cultura
Manifesto Nega estreia com homenagem ao poeta Cruz e Sousa
Atividade que acontece no Teatro da Ubro, neste sábado, integra a programação do Mês da Consciência Negra, e está inserida nas comemorações dos 150 anosde nascimento do Poeta Cruz e Sousa

foto/divulgação:

Apresentação mescla teatro, música e poesia para fortalecer a identidade da população negra de Florianópolis

Incompreendido e injustiçado no século 19, o poeta catarinense Cruz e Sousa teve uma vida curta, marcada pela miséria e o sofrimento. Mas, como poucos escritores brasileiros da época, continua sendo lembrado por meio das obras que escreveu há mais um século. Neste sábado (19/11), um grupo de artistas afrodescendentes homenageia o mestre do simbolismo com o Manifesto Nega, que mescla teatro, música e poesia, para relembrar a diáspora dos negros africanos ao Brasil, e destacar alguns ícones dessa ancestralidade. O espetáculo gratuito acontece às 18h30, no Teatro da Ubro.

 

A atividade é promovida pelo Grupo de Articulação – 150 Anos do Nascimento do Poeta Cruz e Sousa, formado por instituições públicas federais, estaduais e municipais, além de organizações privadas e entidades não governamentais, sob coordenação da Prefeitura de Florianópolis. A apresentação faz parte das atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra, realizadas pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) e Coordenadoria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (Coppir).

 

Ancestralidade festejada

 

Com direção teatral de Roga Rodrigues e direção musical de Edinho Roldan, a performance teatral Manifesto Nega fala sobre uma princesa dada em casamento pelo rei, seu pai, e acompanha a história da diáspora dos negros africanos ao Brasil. Ao som de tambores, atrizes e atores do Coletivo Negras Experimentações Grupo de Arte (Nega) encerram a apresentação com uma homenagem ao poeta catarinense Cruz e Sousa.

 

O Coletivo Nega, que está completando um ano de atividade, é formado por artistas afrodescendentes de diversas comunidades de Florianópolis, alunos e ex-alunos, professores e funcionários do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A formação artística dos integrantes ocorre dentro do programa de extensão Nega, da Udesc.

 

Ficha Técnica    

 

Direção teatral: Roga Rodrigues

Direção musical: Edinho Roldan

Direção de arte: Coletivo Nega

Elenco: Andréa Jaramillo, Cida Clemêncio, Fernanda Rachel, Rita Roldan, Samantha Christmas, Edinho Roldan, Roga Rodrigues e Sandro Maquel

Assistência de direção: Sandro Maquel

Dramaturgia: Cleidi Albuquerque e Roga Rodrigues

Iluminação: Roga Rodrigues e Tony Foter

Coordenação do projeto: Fátima Costa de Lima e Cleidi Albuquerque

Gestão de produção: Mariane Feil / Esfera Produções Artísticas

Promoção: Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC)

                Coord. de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (Coppir)

              Grupo de Articulação – 150 Anos do Nascimento do Poeta Cruz e Sousa

Apoio: Grupo Africatarina de Arte e Arte-educação

             Proex / Departamento de Artes Cênicas da Udesc

 

Serviço:

O Quê: Manifesto Nega

           
Quando: sábado (19/11) – 18h30


Onde: Teatro da Ubro

  Escadaria da Rua Pedro Soares nº 15 – Centro

  (Fundos do Colégio Bom Jesus)

  (48) 3222-0529

 

Quanto: gratuito

 


galeria de imagens