Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

28/11/2011 - Cultura
Livro e exposição fotográfica divulgam pesca da tainha em Florianópolis
Projeto de Eduardo Cassol e Filipe Quintanilhafoi viabilizado pela Prefeitura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipalde Incentivo à Cultura

foto/divulgação:

Fotógrafo acompanhou a rotina dos pescadores em várias comunidades

Uma exposição a céu aberto revela a beleza da pesca da tainha e divulga uma tradição cultural autêntica da Ilha de Santa Catarina. A mostra fotográfica será aberta nesta terça-feira (29), às 19h, no Palácio Cruz e Sousa, junto com o lançamento do livro “Nossa Pesca: um retrato da pesca da tainha em Florianópolis”, de Eduardo Cassol e Filipe Quintanilha. A publicação e a mostra de mesmo nome foram viabilizadas pela Prefeitura da Capital e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio da Unimed Grande Florianópolis.

 

Com curadoria de André Paiva, a exposição reúne 30 telas, no formato banner fotográfico, com imagens retratadas pelo livro. O material mostra a rotina dos pescadores e as diversas etapas que envolvem a pesca do peixe mais popular em Florianópolis, desde o preparo das redes à contagem e distribuição do pescado após os lanços. A mostra fica aberta à visitação pública e gratuita até 22 de dezembro.

 

O livro integra um projeto cultural que visa ao registro da atividade, com vistas à sua preservação e valorização como ícone de uma tradição da cultura de base açoriana no município. “O objetivo é reavivar a identidade de Florianópolis, além de registrar um costume que é tão característico da nossa Ilha. A pesca artesanal de tainhas é um patrimônio cultural que devemos preservar”, observa o produtor cultural Filipe Quintanilha.

 

A publicação traz mais de 60 fotografias, feitas por Cassol e Quintanilha no período de maio a julho deste ano, acompanhadas de textos relatando o processo da pesca artesanal em algumas comunidades. “No livro há também o registro do maior lance da temporada, um dos maiores dos últimos 30 anos: 45 toneladas, cerca de 30 mil tainhas, pescadas na praia da Lagoinha durante a madrugada”, conta o fotógrafo Eduardo Cassol.

 

Com tiragem de dois mil exemplares, a publicação será distribuída a centros culturais, comunidades pesqueiras, bibliotecas, escolas e unidades educativas no município, patrocinadores e apoiadores do projeto. Cerca de 300 exemplares estão reservados para distribuição ao público no evento de lançamento.

 

Serviço:

 

O Quê: Abertura da exposição e lançamento do livro “Nossa pesca: um retrato da pesca da tainha em Florianópolis 

 

Quando: terça-feira (29/11) – 19h

            Visitação de 29 de novembro a 22 de dezembro

 

Onde: Palácio Cruz e Sousa

          Praça 15 de Novembro nº 227 – Centro

 

Quanto: gratuito


galeria de imagens