Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

14/01/2012 - Cultura
Verão Cultural movimenta Florianópolis
A programação promovida pela Fundação Franklin Cascaes visa fomentar a produção artística local e ampliar as opções de lazer em Florianópolis durante a temporada.

foto/divulgação:

Contadoras de História divertem as crianças com histórias ao pé da figueira e brincadeiras infantis

Uma agenda especial vai movimentar praias e espaços culturais da cidade, nos meses de janeiro e fevereiro, com diversas atividades gratuitas nas áreas de música, teatro, dança, literatura, cultura popular, circo e artes visuais. A programação faz parte do projeto Verão Cultural, promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com o objetivo de fomentar a produção artística local e ampliar as opções de lazer durante a temporada. As atividades iniciam neste final de semana (14 e 15/01).

 

Além da agenda de verão e do apoio a promoções de outras instituições e grupos culturais, todas as unidades da FCFFC estarão em atividade normal no período. “Para manter a estrutura funcionando organizamos a escala de férias com base nas demandas de cada unidade. Queremos garantir que os turistas que nos visitam, assim como os moradores que aproveitam as férias, possam apreciar um pouco da diversidade cultural de Florianópolis”, destaca Waleska De Franceschi, Diretora de Artes da Fundação Franklin Cascaes.

 

Cultura popular

 

Para quem aprecia manifestações da cultura popular, em especial os folguedos de boi-de-mamão, a agenda do Verão Cultural prevê apresentações nos principais balneários, divulgando essa tradição popular local que encanta crianças e adultos.  A Fundação Franklin Cascaes também fechou parceria com grupos teatrais da cidade para promoção de espetáculos gratuitos em janeiro e fevereiro, voltados ao público adulto e infantil.

 

Além disso, nesses dois meses, estão programadas cinco exposições artísticas, sendo duas na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti. Turistas e apreciadores da cultura local também podem aprender a fazer a renda de bilro nas oficinas oferecidas no Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis – núcleos da Lagoa da Conceição, Sambaqui e Pântano do Sul – ou ainda conhecer e adquirir os produtos feitos pelas artesãs.

 

O Verão Cultural contempla, nos meses de janeiro e fevereiro, uma nova edição do projeto Música na Praça em 2012, sob a figueira da Praça 15 de Novembro, abrangendo diferentes estilos musicais, nas terças e quintas-feiras (das 12h30 às 14h). O espaço também abrigará uma feira de artesanato com trabalhos de artistas locais expostos em barracas padronizadas com imagens das principais praias da Ilha de Santa Catarina.

 

Serviço:

 

O quê: Projeto Verão Cultural 2012 - Fundação Franklin Cascaes

Quando: de 14 de janeiro a 29 de fevereiro

Onde: balneários da Ilha e região central

Quanto: gratuito

 

Programação do Final de Semana

 

Sábado (14/01)

 

10h às 16h

Exposição “O Aviador e o Pescador”

(Curadoria de Mônica Cristina Corrêa)

Local: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa

           Praça 15 de Novembro nº 227 – Centro

 

14h às 18h

Oficina de Renda de Bilro / Exposição e venda de produtos

Local: Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis

            Praça Bento Silvério – Lagoa da Conceição

 

17h

Oficina-espetáculo “Ao Pé da Figueira – Roda de Histórias de Franklin Cascaes e Outros Mais”, com grupo A3 por 4 com 8 Sapatos

Local: Casa das Máquinas

            Praça Bento Silvério – Lagoa da Conceição

 

Domingo (15/01)

 

10h às 16h

Exposição “O Aviador e o Pescador”

(Curadoria de Mônica Cristina Corrêa)

Local: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa

           Praça 15 de Novembro nº 227 – Centro

 

15h às18h

Exposição e venda de Renda de Bilro

Local: Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis

            Praça Bento Silvério – Lagoa da Conceição

 

17h

Lançamento do Livro Ilha de Sonhos, de Eliana Pontes

Local: Casa das Máquinas

           Praça Bento Silvério – Lagoa da Conceição


galeria de imagens