Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

23/01/2012 - Cultura
Paisagens da cidade inspiram calendário e exposição
Mostra ficará aberta à visitação pública até 31 de março,no ateliê do artista plástico Cipriano, integrando a programação do Verão Cultural, promovido pela Fundação Franklin Cascaes

foto/divulgação:

Tradições da Ilha, como a pesca, estão presentes na obra de Cipriano

Conhecida por suas belezas naturais que atraem turistas do mundo inteiro, Florianópolis é também uma fonte inesgotável de inspiração para os artistas, que transformam as paisagens urbanas da cidade em cenários de filmes, fotografias e pinturas. Uma seleção de belas imagens da capital catarinense e outros municípios do estado pode ser apreciada no ateliê do artista plástico José Cipriano, que inaugura nesta segunda-feira (23/01), às 19h30, a exposição “Viver” e lança o calendário 2012 com ilustrações das obras inéditas. A mostra integra a programação do Verão Cultural, promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

 

Até 31 de março, o público poderá conferir pinturas reproduzidas em acrílico sobre tela, em estilo figurativo, retratando a arquitetura, a cultura e o cotidiano de Florianópolis e de outras cidades catarinenses, no ateliê do artista à Rua Feliciano Nunes Pires nº 148, Centro. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h. O calendário 2012 com reprodução de obras de Cipriano conta com patrocínio da Gehidro Engenharia e Consultoria Ltda.

 

Memórias urbanas

 

Nascido em São José, em 1935, José Cipriano da Silva descobriu o talento para o desenho ainda criança e, aos 13 anos, já produzia histórias em quadrinhos e charges, publicadas na época pelo Jornal O Estado. Formou-se em 1953 em Carpintaria Civil Naval na Escola Técnica Federal de Santa Catarina, atual Instituto Federal/SC e trabalhou com desenhos técnicos, artísticos, arquitetônicos e publicitários até 1995.

 

Apaixonado pela região de Florianópolis, o artista autodidata gostava de reproduzir em pinturas as paisagens que marcaram sua juventude e, em 1997, aos 62 anos, decidiu mostrar ao público suas obras, marcadas pela técnica hiper-realista. Nesse contexto, Cipriano foi registrando em suas telas o artesanato, a cultura, a pesca, os casarios, fortalezas e toda a riqueza da arquitetura açoriana, somando-se mais de 400 obras divulgadas em diversas mostras individuais e coletivas.

 

A fidelidade das imagens retratadas, em especial da arquitetura, contribuiu para o resgate da memória urbana da Ilha de Santa Catarina. O trabalho resultou no livro “Igrejas – Grande Florianópolis” e no documentário “Templos e Patrimônios Históricos – Grande Florianópolis”. Atualmente, as obras de Cipriano são reproduzidas em postais, pôsteres, paineis cerâmicos, cartões postais e em calendários, como o que está sendo lançado em 2012.

 

Serviço:

 

O Quê: Exposição “Viver” e Lançamento do Calendário 2012

 

Quando: segunda-feira (23/01) –19h30

                Abertura da mostra com distribuição do calendário

               

                 Visitação de 24 de janeiro a 31 de março

                 Segunda-feira a sábado – 10h às 19h

 

Onde: Ateliê Cipriano

           Rua Feliciano Nunes Pires nº 148

           Centro – Florianópolis/SC

            www.ciprianoartistaplastico.com

       

Quanto: gratuito


galeria de imagens