Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

20/03/2012 - Cultura
Banda de Fuzileiros Navais se apresenta daqui a pouco na Capital
Em turnê pelo Brasil, músicos do CFN, do Rio de Janeiro, fazem apresentaçãono Largo da Catedral às 19h, nesta terça-feira (20)

foto/divulgação:

Músicos fazem evoluções durante a apresentação, mostrando simetria e precisão nos movimentos

Considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, a Banda do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) está em turnê por algumas cidades do Brasil homenageando os 204 anos da corporação militar. Os músicos realizam apresentação pública em Florianópolis, nesta terça-feira (20), no Largo da Catedral, no Centro. O evento é uma promoção da Prefeitura da Capital e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) em comemoração aos 286 anos do município.

 

Com 116 integrantes, a Banda Marcial do CFN mantém a tradição de fazer desfiles e apresentações públicas com criativas evoluções, mostrando a precisão e simetria dos militares durante a execução musical. Na primeira turnê que os músicos realizam em 2012 estão programadas apresentações em algumas cidades de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul até 1º de maio.

 

Por sua técnica e pelas evoluções realizadas pelos componentes, a Banda Marcial encanta plateias e inspira a formação de fanfarras escolares. Na composição do grupo estão inclusos mor, auxiliar do mor, schellenbaum, baliza, bombos, taróis, surdos, quintonton, pratos, liras, flautins, cornetas lisas, cornetas com pisto, contrabaixos lisos, contrabaixos com pisto, trompetes e trombonitos.

 

Um dos destaques é a presença de gaitas escocesas (gaitas de fole) nas performances musicais. O instrumento foi um presente da Rainha da Inglaterra ao USS Saint Louis – navio da Marinha Americana, que em 1951foi incorporado à Marinha Brasileira com o nome de Cruzador "Tamandaré". Em agradecimento ao Corpo de Fuzileiros Navais, que ofertara ao navio a bandeira brasileira, sua tripulação presenteou a Banda Marcial com 16 gaitas escocesas.

 

A banda do CFN tem seu aquartelamento estabelecido na histórica Fortaleza de São José, construída em 1736, na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro. Além das turnês anuais, a corporação é solicitada para apresentação musical em eventos no Brasil e no exterior, entre eles, a coroação da rainha Elizabeth II, da Inglaterra, e as comemorações do Ano do Brasil na França, em 2005. No Brasil, os músicos também participaram dos festejos dos 200 anos da chegada da Família Real e da abertura dos jogos Pan-Americanos, entre outras atividades culturais.

 

Serviço:

 

O Quê: Apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais 

Quando: 20 de março – 19h

Onde: Largo da Catedral

Quanto: gratuito


galeria de imagens