Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

25/04/2012 - Cultura
Começam os preparativos para o Ciclo do Divino
Evento, que reúne as 14 festas realizadas em Florianópolis, fortalece as manifestações representativas da cultura açoriana

foto/divulgação:

Superintendente Rodolfo Pinto da Luz saudou os festeiros de 2012

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) reuniu nesta quarta-feira (25) os casais festeiros das comunidades que vão integrar o Ciclo do Divino em Florianópolis. No encontro foram divulgados os procedimentos para o convênio com as entidades que organizam as 14 festas e definida a programação do evento, que inicia em maio e prossegue até setembro de 2012.

 

A agenda do Ciclo do Divino inicia no dia 19 de maio com o lançamento das festas e o tradicional desfile de cortejos pelas ruas centrais da cidade. No dia 23 de maio, quarta-feira anterior ao Dia de Pentecostes, será realizada a Abertura Oficial das Festividades do Divino Espírito Santo, em cumprimento à Lei Municipal nº 8010/2009, de autoria do vereador Edinon da Rosa (PMDB). Neste dia também será aberta a exposição “Divina Tradição”, com fotografias das festas realizadas no ano anterior.

 

O Ciclo do Divino Espírito Santo, promovido pela Fundação Franklin Cascaes tem como objetivo divulgar o calendário festivo e contribuir para o fortalecimento dessa manifestação cultural secular, presente em todas as comunidades açorianas espalhadas pelo mundo. Em Florianópolis, as Festas do Divino serão realizadas nas comunidades do Rio Tavares, Centro, Monte Verde, Ribeirão da Ilha, Estreito, Trindade, Prainha, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Campeche, Barra da Lagoa, Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras.


galeria de imagens