Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

02/05/2012 - Cultura
Missa marca início da pesca da tainha
Evento foi realizado pela Associação de Pescadores Artesanais do Campeche, com apoio cultural da Fundação Franklin Cascaes

foto/divulgação:

Prefeito Dário Berger inaugurou a capelinha construída no rancho de pesca do Campeche

O feriado de 1º de maio levou um grande público à praia do Campeche, no sul da Ilha de Santa Catarina, para acompanhar a Missa do Trabalhador e dos Pescadores, realizada na comunidade pelo sétimo ano consecutivo. A programação incluiu ainda um café da manhã coletivo e apresentações culturais em frente ao Rancho da Canoa. O evento foi organizado pela Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche, com apoio da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

 
“Esse encontro marca não apenas o dia do trabalhador, como também o início da safra da tainha. Que nossos pescadores possam exercer com dignidade essa atividade centenária e que sejam abençoados por uma ótima safra para garantir o sustento de suas famílias”, disse o prefeito Dário Berger ao inaugurar a capelinha instalada no rancho de pesca local.

 

O espaço para oração e reflexão traz as imagens de São Pedro, padroeiro dos pescadores, e de São Sebastião, santo protetor da comunidade do Campeche. Também abriga as imagens de Madre Paulina, única santa catarinense; Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil; e da bandeira do Divino, símbolo da devoção ao Espírito Santo – crença muito presente entre os descendentes de açorianos.


Após a celebração, o público foi convidado a saborear um café da manhã com quitutes doados pelos moradores locais, e pôde apreciar também apresentações culturais com a banda Amor à Arte e com a manezinha Dona Bilica, personagem criado pela atriz Vanderleia Will. A programação incluiu ainda demonstração de capoeira e exposição de fotos sobre a pesca e o dia a dia dos pescadores da região. A pesca da tainha em Florianópolis inicia oficialmente no dia 15 de maio, prosseguindo até 31 de julho.

 


galeria de imagens