Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

04/05/2012 - Cultura
Novos conselheiros de Cultura tomam posse
Prefeito Dário Berger deu posse aos 30 novos conselheiros que vão trabalhar na implantação do Plano Municipal de Cultura

foto/divulgação:

Conselho é formado por 15 representantes da sociedade civil e 15 indicados pelo poder público

O prefeito Dário Berger deu posse nesta sexta-feira (4/05) aos novos integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) para o biênio 2012/2013. A cerimônia contou com as presenças do secretário municipal Gean Loureiro (Governo), do superintendente Rodolfo Joaquim Pinto da Luz (Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes) e do superintendente Joceli de Souza (Fundação Catarinense de Cultura), além de artistas, produtores e gestores culturais.

 

Ao saudar os conselheiros, Dário Berger ressaltou que em sua gestão passou por momentos de conflitos e desavenças, mas também de alegrias e conquistas. “Nós tivemos um substancial avanço nos últimos tempos na cultura. Conseguimos de forma conjunta, democrática e participativa elaborar um sistema construído pelos vários segmentos culturais da cidade”, destacou o prefeito, referindo-se ao Sistema Municipal de Cultura que vem sendo estruturado desde 2009, com a implantação do conselho, fundo e plano municipais.

 

Participação ampliada

 

O Conselho Municipal de Política Cultural foi instituído pela Lei nº 7974/2009, como órgão deliberativo, consultivo e normativo de assessoramento ao poder executivo. O novo texto alterou dispositivos da Lei nº 2.639, de 1987, que havia criado um Conselho Municipal de Cultura nunca constituído em 22 anos. O CMPC é composto por 30 membros, sendo 15 indicados pelo poder público e outros 15 eleitos pela sociedade civil durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura, realizada nos dias 19 e 20 de março.

 

Uma novidade é que, a partir deste ano, os setores de cultura digital, arte-educação, circo, biblioteca e design/moda passam a ter assento no Conselho, dividindo atribuições com segmentos tradicionais como teatro, dança, audiovisual, música, artes visuais, patrimônio cultural, humanidades e arte popular. A ampliação da representatividade setorial no órgão atende demandas das pré-conferências de cultura, referendadas na conferência municipal.

 

A primeira assembleia do CMPC será na segunda-feira (7/05), às 19h, na sede da Fundação Franklin Cascaes. Na oportunidade serão discutidos os nomes para ocupar a presidência e secretarias do órgão, assim como definidos os membros que farão parte da comissão julgadora que avaliará os projetos inscritos nos editais do Fundo Municipal de Cultura.

 

Os conselheiros têm ainda a função de acompanhar a execução do Plano Municipal de Cultura, conforme diretrizes discutidas e definidas na conferência municipal. Devem ainda cooperar na defesa e conservação do patrimônio cultural material e imaterial do município;  sugerir ou organizar campanhas para incentivar a cultura na cidade; acompanhar e fiscalizar a implantação das políticas, programas, projetos e ações do poder público municipal.

 

Membros do CMPC

 

  • Poder Público

 

Sofia Stallbaum Mafalda (Audiovisual)

Ana Paula Cardozo (Cultura Popular)

Ana Beatriz Mattar (Dança)

Sidneya Gaspar de Oliveira (Humanidades)

Dennis Radünz (Humanidades)

Lygia Helena R. Neves (Artes Visuais)

Teresa Mateiro (Música)

Ademir dos Santos (Patrimônio)

Gizely Cesconetto de Campos (Patrimônio)

Waleska Regina B. C. De Franceschi (Teatro)

Vânio Seeman (Arte-educação)

Lucas da Rosa (Design/Moda)

Eliane Espíndola Vieira (Biblioteca)

Dieve Oehme (Cultura Digital)

Milton Luiz Horn Vieira (Cultura Digital)

 

  • Sociedade Civil

 

Carolina da Silva Gesser (Audiovisual)

Francisco do Vale Pereira (Cultura Popular)

Altair Alves Lúcio Felipe (Cultura Popular)

Vera Torres (Dança)

Sérgio Carneiro Bello (Humanidades)

Ricardo Alves Cavalheiro (Artes Visuais)

Gabriel Portela Saliés (Música)

Marcelo Pereira Seixas (Patrimônio)

Bárbara Biscaro (Teatro)

Cristina Villar de Souza (Circo)

Maria Lucila Horn (Arte-educação)

Jorge Dolzan (Design/Moda)

Telma Piacentini (Biblioteca)

Alzemi Machado (Biblioteca)

Thiago Gonzaga Lopes (Cultura Digital)

 


galeria de imagens