Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

17/05/2012 - Cultura
Começa o Ciclo do Divino em Florianópolis
Ciclo do Divino Espírito Santo será lançado neste sábado, as 10h30,com um desfile de cortejos pelas ruas centrais da cidade

foto/divulgação:

Desfile com bandeiras do Divino pelas ruas do Centro anuncia o início do ciclo

As comunidades açorianas em todo o mundo realizam a partir deste mês as Festas do Divino Espírito Santo. Em Florianópolis, 14 bairros preservam a tradição trazida dos Açores no século 18.  O lançamento do Ciclo do Divino Espírito Santo 2012 acontece neste sábado (19/05), com um desfile de cortejos e bandeiras pelas ruas centrais da cidade, numa promoção da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com apoio da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina.

 

Além de comunidades da Capital, participam do evento comitivas de outros municípios da Grande Florianópolis. As atividades iniciam às 9h, no Forte Santa Bárbara, sede da Fundação Franklin Cascaes, com a concentração dos grupos festeiros para o desfile. O trajeto inclui passagem pela Avenida Paulo Fontes, imediações do Mercado Público e Largo da Catedral, onde será realizado o encontro das bandeiras de todas as comunidades participantes.

 

O Ciclo do Divino Espírito Santo em Florianópolis abrange as 14 festividades realizadas de maio a setembro no município.  O calendário foi criado com o objetivo de divulgar e fortalecer as Festas do Divino, manifestação representativa da cultura açoriana incluída como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina, conforme a Lei Estadual nº 15.731/2012, de autoria dos deputados Marcos Vieira (PSDB) e Dirce Heiderscheidt (PMDB).

 

 Em Florianópolis, as Festas do Divino serão realizadas nas comunidades do Rio Tavares, Centro, Monte Verde, Ribeirão da Ilha, Estreito, Trindade, Prainha, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Campeche, Barra da Lagoa, Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras.

 

Na quarta-feira (23/05), será realizada a abertura oficial do calendário, com o hasteamento da Bandeira do Divino, no Forte Santa Bárbara, anunciando o inicio das festas na cidade. A cerimônia atende à Lei Municipal nº 8010/2009, proposta pelo vereador Edinon da Rosa (PMDB), que oficializa a abertura das festividades na quarta-feira anterior ao Domingo de Pentecostes.

 

Na abertura do ciclo também será inaugurada a exposição fotográfica “Divina Tradição”, reunindo imagens das festas e atividades realizadas em 2011, alusivas ao tema. A mostra ficará aberta à visitação pública até sábado (26/05), das 9h às 19h, itinerando depois pelas comunidades festeiras. A programação completa do Ciclo do Divino 2012 está disponível no site da Fundação Franklin Cascaes (www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes).

 

Comemorada durante as celebrações de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a Festa do Divino revela uma prática coletiva de forte simbologia, que mescla celebrações religiosas, profanas e folclóricas. Desse expressivo conjunto simbólico que traduz a devoção ao Espírito Santo fazem parte bandeira, cetro, salva, coroa, folias e cantorias, promessas e pãezinhos, bailes, bingos e folguedos populares, além de novenas, missa solene, peditórios, procissão da corte imperial e coroação do Imperador, entre outros elementos.

 

Ciclo do Divino em Florianópolis

 

  • Sábado (19 de maio) – Lançamento do Ciclo do Divino Espírito Santo - 2012

 

9h       – Concentração dos Festeiros para Desfile

              Café da Partilha

              Local: Forte Santa Bárbara/ Fundação Franklin Cascaes – Centro

 

10h     – Desfile dos cortejos do Divino

              Local: Ruas centrais da cidade

 

11h30 – Encontro das Bandeiras

              Local: Largo da Catedral – Centro

 

12h30 – Confraternização das comunidades festeiras

                  Local: Forte Santa Bárbara/ Fundação Franklin Cascaes – Centro

 

  • Quarta-feira (23 de maio)

 

16h    – Abertura Oficial do Ciclo do Divino – 2012 (Lei nº 8010/2009)

             Hasteamento da Bandeira do Divino Espírito Santo

             Abertura da Exposição Fotográfica Divina Tradição

             Local: Forte Santa Bárbara/ Fundação Franklin Cascaes – Centro

 

  • Domingo (30 de setembro) – Encerramento

 

15h    – Encerramento Oficial do Ciclo do Divino – 2012

             Apresentação dos Casais Festeiros de 2013

             Local: Rua Tertuliano B. Xavier (imediações da Igreja S. Fco de Paula)

 

 Veja o calendário das Festas do Divino


galeria de imagens