Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

21/05/2012 - Cultura
Desfile de cortejos anuncia Ciclo de Festas do Divino
Evento realizado no sábado (19), reuniu festeiros e cortejos de 14 bairros de Florianópolis e de municípios da região

foto/divulgação:

Cortejos das Festas do Divino desfilaram pelas ruas do Centro

Bandeiras vermelhas com fitas multicoloridas enfeitaram as ruas centrais de Florianópolis no sábado (21) anunciando o início das Festas do Divino Espírito Santo na Capital. O desfile de cortejos imperiais saiu do Forte Santa Bárbara em direção ao Largo da Catedral onde aconteceu o encontro de festeiros das comunidades que preservam esta tradição trazida no século 18 pelos imigrantes açorianos. O evento foi promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com apoio da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina.

 

Entre os convidados estavam presentes o superintendente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza, representando o Governador Raimundo Colombo, jornalistas Luiza Gutierrez e Ricardinho Machado, vereador Célio Bento (PMDB), e secretário de Governo Gean Loureiro, que representou o prefeito Dário Berger.

 

As atividades iniciaram bem cedo com um café da partilha e bênção dos pães pelo padre Vilson Groh, no Forte Santa Bárbara, de onde os festeiros saíram em desfile até o Largo da Catedral. As bandas centenárias da Lapa e Amor à Arte animaram o cortejo pelas ruas centrais. Devido à chuva, a programação cultural que acontecia ao ar livre foi transferida para o interior da igreja.

 

Além de representações das 14 festas de Florianópolis participaram do encontro cortejos de Governador Celso Ramos, Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça e São José.  A programação contou ainda com apresentação da soprano Claudia Todorov, grupo de dança folclórica Raízes Açorianas, e de cantoria do Seo Lili da Rabeca.

 

O superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, falou aos participantes sobre a importância da confraternização. “Esse encontro de cortejos e bandeiras possibilita que nos conheçamos mais e, ao fazer isso, reforçamos a fraternidade entre as pessoas, construímos uma sociedade mais justa e uma cidade melhor, respeitando o nosso passado”, disse.  

 

Patrimônio cultural

 

O Ciclo do Divino Espírito Santo em Florianópolis abrange 14 festividades realizadas de maio a setembro no município. O calendário foi criado com o objetivo de divulgar e fortalecer as Festas do Divino, manifestação representativa da cultura açoriana incluída como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina, conforme a Lei Estadual nº 15.731/2012, de autoria dos deputados Marcos Vieira (PSDB) e Dirce Heiderscheidt (PMDB).  

 

Na quarta-feira (23/05), será realizada a abertura oficial do calendário festivo com o hasteamento da Bandeira do Divino, no Forte Santa Bárbara, marcando o inicio das festas na cidade. A cerimônia atende à Lei Municipal nº 8010/2009, proposta pelo vereador Edinon da Rosa (PMDB), que oficializa a abertura das festividades na quarta-feira anterior ao Domingo de Pentecostes.

 

Comemorada durante as celebrações de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a Festa do Divino revela uma prática coletiva de forte simbologia, que mescla celebrações religiosas, profanas e folclóricas. Desse expressivo conjunto simbólico que traduz a devoção ao Espírito Santo fazem parte bandeira, cetro, salva, coroa, folias e cantorias, promessas e pãezinhos, bailes, bingos e folguedos populares, além de novenas, missa solene, peditórios, procissão da corte imperial e coroação do Imperador, entre outros elementos.

 

Na Capital, as Festas do Divino acontecem nas comunidades do Rio Tavares, Centro, Monte Verde, Ribeirão da Ilha, Estreito, Trindade, Prainha, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Campeche, Barra da Lagoa, Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras. A programação completa do Ciclo do Divino - 2012 está disponível no site da Fundação Franklin Cascaes (www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes).


galeria de imagens