Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

06/06/2012 - Cultura
Rodolfo Pinto da Luz deixa Fundação Franklin Cascaes e Secretaria de Educação
Saída tem como objetivo oferecer ao PMDB mais uma opção de composição na chapa majoritária visando às eleições municipais

foto/divulgação:

Rodolfo Joaquim Pinto da Luz

O Superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, deixou os cargos nesta quarta-feira (06/06) para ser uma opção do PMDB na chapa majoritária, visando à eleição para a prefeitura da Capital. As duas funções serão assumidas pela professora Sidneya Gaspar de Oliveira, que era secretária adjunta de Educação.

 

Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, 63 anos, nasceu em São Francisco do Sul, norte catarinense, em 30 de julho de 1948, mas passou a residir em Florianópolis desde 1967. É casado com Lígia Beretta Pinto da Luz e pai de Rodolfo Pinto da Luz. Esteve à frente da Secretaria de Educação desde o início da primeira gestão do prefeito Dário Berger, em 2005. Em 2009 foi designado pelo prefeito Dário Berger para comandar também o órgão de Cultura da cidade, a Franklin Cascaes.  Ainda na esfera municipal já esteve à frente do IPUF – Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, em 1989.

 

Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, instituição pela qual é professor.  Foi reitor da UFSC por três vezes, entre os anos de 1984 a 1988, 1996 a 2000, sendo reeleito em 2000 e permanecendo no cargo até 2004. Foi Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação e do Desporto em 1993/1994 e exerceu interinamente os cargos de Ministro da Educação, Secretário Executivo do MEC e Presidente da CAPES.

 

Rodolfo Joaquim Pinto da Luz foi Membro Titular do Conselho Estadual de Educação (SC) e Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME - Santa Catarina e Presidente da UNDIME da Região Sul. Recebeu inúmeras distinções, diplomas e medalhas, entre elas,  a Ordem do Mérito da Educação, a Ordem do Mérito Judiciário de Santa Catarina, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Roraima, e a Medalha João David Ferreira Lima.  

  

 Sidneya Gaspar de Oliveira

 

Sidneya Gaspar de Oliveira nasceu em Laguna, sul do Estado de Santa Catarina, e aos 14 anos mudou-se para Florianópolis onde cursou o Ensino Médio, concomitantemente, no Instituto Estadual de Educação – Curso Normal, e na Escola Técnica de Comércio de Santa Catarina– Técnico em Contabilidade. Cursou a Graduação em Letras na UFSC, e a Pós-Graduação na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade de Lisboa, em Portugal.     

   

Iniciou o magistério do Ensino Fundamental, no município de São José (SC). Foi professora do Colégio de Aplicação da UFSC e professora de língua portuguesa e linguística no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal.

 

Na UFSC, além de Professora foi Pró-Reitora, Diretora do Centro de Comunicação e Expressão, Primeira Ouvidora, Coordenadora de Redação do Concurso Vestibular da UFSC, Membro da COPERVE, Coordenadora de Extensão, exercendo, também, outras atividades na área da pesquisa e extensão. Possui vários trabalhos publicados em revistas nacionais e estrangeiras, e cinco livros, todos na área da Linguística e da Língua Portuguesa.

 

Atualmente é conselheira do Conselho Científico do Sapiens Parque, Conselheira e Secretária do Conselho da FAPEU/UFSC, Conselheira do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis. Foi Secretária Adjunta da Educação na gestão do Prefeito Dário Berger pela segunda vez. 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação


galeria de imagens