Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

21/06/2012 - Cultura
Fundação Franklin Cascaes discute ações culturais
Superintendente reúne equipe para organizar calendário de atividades fortalecendo projetos e eventos de abrangência sociocultural

foto/divulgação:

Sidneya Gaspar de Oliveira assumiu superintendência da FCFFC

A Superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Sidneya Gaspar de Oliveira, pretende dar continuidade aos programas e projetos já existentes, fortalecendo iniciativas exitosas que tenham abrangência sociocultural. O assunto foi discutido em reunião de colegiado ocorrida esta semana e volta à pauta no próximo encontro agendado para segunda-feira (25), com o objetivo de discutir e organizar o calendário de atividades até o final do ano, e melhorar as estratégias de execução e divulgação.

 

Designada para a superintendência da Fundação Franklin Cascaes no início deste mês, Sidneya acumula ainda o cargo de secretária municipal de Educação, em substituição a Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, que deixou as duas pastas visando às eleições municipais. No primeiro encontro com diretores e assessores, realizado na segunda-feira (18), a superintendente pediu o apoio da equipe para a realização de uma agenda cultural positiva para a cidade.

 

Cada setor deve apresentar um resumo das atividades já previstas para o segundo semestre para subsidiar um cronograma em atenção às normas e prazos estabelecidos pela legislação eleitoral. Entre as prioridades mapeadas estão a programação comemorativa dos 25 anos do órgão de Cultura de Florianópolis, a realização da 19ª edição do Festival Isnard de Azevedo, os projetos Oficinas de Arte-educação nas Comunidades e Orquestra Escola, entre outras ações.

 

  • Experiência e sensibilidade

 

 

Natural de Laguna, Sidneya Gaspar de Oliveira mudou-se para Florianópolis aos 14 anos. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina e concluiu pós-graduação pela UFSC e pela Universidade de Lisboa, em Portugal. 

 

Na UFSC, além de professora, foi Pró-Reitora, Diretora do Centro de Comunicação e Expressão, Ouvidora, Coordenadora de Redação do Concurso Vestibular, ocupando ainda outros cargos no serviço público ao longo de quatro décadas de atuação profissional.  

 

“Quando entrei na universidade, eu já sabia que queria ser professora, mas sempre gostei muito das artes e da cultura, e isso me levou a realizar alguns trabalhos nessa área”, explicou aos diretores.  Entre eles, destacou o Projeto 12h30, de música, criado em 1986, durante a gestão como Pró-Reitora de Assistência e Comunidade Universitária e a TV UFSC, da qual foi coordenadora e umas das fundadoras. Citou ainda a atuação na TV Cultura de Santa Catarina, onde foi superintendente por cinco anos. 

 

Além dessas atividades, publicou cinco livros com temas ligados à Linguística e Língua Portuguesa e coordena o Floripa Letrada – A Palavra em Movimento, projeto da Secretaria Municipal de Educação que incentiva o hábito da leitura e a formação de leitores. Mas, o gosto pelas artes vai além dos livros. “Toco acordeon e pinto em acrílico sobre tela. Realizei duas exposições como artista plástica”, confidenciou aos colaboradores.

 

Atualmente, Sidneya Gaspar de Oliveira integra o Conselho Científico do Sapiens Parque e é Conselheira e Secretária do Conselho da FAPEU/UFSC. Também faz parte do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis (CMPC), representando a área de Humanidades, indicada pelo poder público.


galeria de imagens