Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

26/06/2012 - Cultura
Conselho vai gerir Espaço Mais Cultura
Órgão composto por 14 entidades vai propor atividades culturais a serem realizadas no espaço implantado pela Prefeitura de Florianópolis e Ministério da Cultura

foto/divulgação: Dieve Oehme

Fundação Franklin Cascaes tem dois representantes no Conselho

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) está integrando o Conselho do Espaço Mais Cultura, que funciona junto à sede da Fundação Vidal Ramos, no Centro, em uma área de 150m2, cedida em comodato para a Prefeitura de Florianópolis. A criação do órgão, composto por 14 entidades governamentais e não governamentais, atende à recomendação do Ministério da Cultura (MinC), que financiou a aquisição de computadores, equipamentos de áudio, e materiais para desenho e produção gráfica, destinados aos programas de inclusão digital realizados no local.

O Espaço Mais Cultura, que integra o PAC Cultural para a região do Maciço do Morro da Cruz, é uma iniciativa pioneira no país com o uso de tecnologia voltada à produção cultural. O local abriga o projeto Animando a Cultura, que promove a inclusão social por meio de atividades em animação gráfica e produção de games, entre outras ações na área de cultura digital. O prédio conta com auditório, estúdio de rádio e laboratórios de informática com capacidade para atender até 90 alunos, distribuídos em três turnos. Atualmente, 28 jovens fazem cursos, nas áreas de web-design e informática.

Rede de parcerias



O Conselho do Espaço Mais Cultura tem como atribuição acompanhar, avaliar, propor e fiscalizar ações desenvolvidas na unidade. Visa ainda assegurar a gratuidade dos cursos oferecidos, com foco na inserção de jovens e adolescentes de famílias de baixa renda, em especial oriundos das comunidades que abrangem a região do Maciço do Morro da Cruz. Também tem por objetivo incentivar estudos, eventos, pesquisas e atividades permanentes na área cultural e tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural no município.

Composto paritariamente por sete entidades governamentais e sete não governamentais, o órgão conta com a participação da Fundação Vidal Ramos; Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE); Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC); Centro de Integração Empresa Escola de Santa Catarina (CIEE/SC); Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina (SENAC/SC); e Comitê Gestor do Maciço do Morro da Cruz – entidades que representam a sociedade civil.

O Conselho é formado ainda por representação do poder público, por meio das secretarias de Habitação e Saneamento Ambiental; Educação; Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável; Governo; Turismo; Procuradoria Geral do Município e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), representada pelos técnicos Alzemi Machado e Ademir dos Santos, empossados no dia 20 de junho com os demais conselheiros.


galeria de imagens